Ginástica Artística da EEFFTO encerra ano com torneio interno | EEFFTO - UFMG

Ginástica Artística da EEFFTO encerra ano com torneio interno

21/12/2016 | 11:45

Vida de atleta não é fácil. Independente da faixa etária, as cargas de treinamento são sempre árduas, ainda que adequadas aos praticantes de qualquer modalidade esportiva. Dedicar-se ao esporte exige, antes de tudo, foco e disciplina, principalmente se a meta é o esporte de alto rendimento, para competições.

Para coroar mais um ano intenso de treinos, o Projeto de Ginástica Artística da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG realizou um torneio interno de avalição da equipe e da pré-equipe, na última sexta-feira, 16 de dezembro. Na ocasião, estiveram presentes como convidados os pais e responsáveis pelos ginastas.

Confira imagens do torneio

"Neste ano tivemos resultados bem satisfatórios nas competições que participamos com as equipes da nova geração, com as turmas de formação e iniciação da modalidade nos horários da manhã, tarde e noite. Sempre com participação efetiva e grande números de alunos, o que nos alegra em poder divulgar um esporte como a ginástica artística, que faz toda a diferença para o bem estar físico e emocional dos praticantes", analisou a coordenadora do projeto, Ivana Montandon.

Ivana afirmou que a meta é continuar fortalecendo o desenvolvimento do projeto, atendendo à comunidade

Sob a orientação e os olhares dos treinadores Eliene Novais e Vitor Diniz Moreira e avaliação dos acadêmicos Stayce Moreira Fortunato, Beatriz Hooper e Álvaro Dressler, 22 ginastas se apresentaram no ginásio da EEFFTO, ainda com árbitros convidados. Foram avaliados os progressos técnicos dos alunos, com o objetivo de serem pensadas as adequações aos trabalhos de 2017.

Os ginastas foram acompanhados por seus treinadores

As séries de movimentos dos atletas foram avaliadas pelos árbitros

Confira a relação dos ginastas que estiveram no torneio

1. Amanda Ribeiro Bastos

20. Felipe Alvares Ferreira

21. Daniel Pires

22. Caio Gomes de Araújo Pereira

Mesmo que a rotina dos atletas seja cansativa, é inegável a série de benefícios que a prática esportiva promove a eles. Nesse âmbito, a mãe da ginasta Giulia Luca de Mendonça, Irene Mendonça, apontou o valor que a prática da ginástica e o projeto em si têm tido na vida da filha.

“Esse projeto tem feito muita diferença na vida da Giulia, principalmente porque ela tem sido mais disciplinada, tem tido mais coordenação e está mais focada. Ela melhorou muito, tanto em casa quanto na escola. Ela está aqui há três anos, e hoje tem ido para campeonatos, trazido medalhas de ouro na trave e indo muito bem no solo, o que me deixa muito feliz”, relatou Irene.

Encerramento do ano letivo

No dia seguinte ao do torneio, sábado, 17 de dezembro, o ginásio da EEFFTO voltou a receber ginastas do projeto, que apresentaram o festival de encerramento do ano letivo. Com o tema "Brasil Olímpico", as turmas exibiram séries com coreografias voltadas à temática do esporte olímpico, além de comemorarem os 22 anos do projeto na EEFFTO.

O festival teve o apoio da Associação de Pais, Mestres e Amigos da Ginástica (Apamagia), que contribuíram com a realização da cantina do evento para arrecadação de verbas, visando competições futuras. "O apoio dos pais no incentivo à prática esportiva de seus filhos é fundamental", enfatizou Ivana.