Ginástica Artística da EEFFTO encerra ano com torneio interno | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Ginástica Artística da EEFFTO encerra ano com torneio interno

21/12/2016 | 11:45

Vida de atleta não é fácil. Independente da faixa etária, as cargas de treinamento são sempre árduas, ainda que adequadas aos praticantes de qualquer modalidade esportiva. Dedicar-se ao esporte exige, antes de tudo, foco e disciplina, principalmente se a meta é o esporte de alto rendimento, para competições.

Para coroar mais um ano intenso de treinos, o Projeto de Ginástica Artística da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG realizou um torneio interno de avalição da equipe e da pré-equipe, na última sexta-feira, 16 de dezembro. Na ocasião, estiveram presentes como convidados os pais e responsáveis pelos ginastas.

Confira imagens do torneio

"Neste ano tivemos resultados bem satisfatórios nas competições que participamos com as equipes da nova geração, com as turmas de formação e iniciação da modalidade nos horários da manhã, tarde e noite. Sempre com participação efetiva e grande números de alunos, o que nos alegra em poder divulgar um esporte como a ginástica artística, que faz toda a diferença para o bem estar físico e emocional dos praticantes", analisou a coordenadora do projeto, Ivana Montandon.
 
Ivana afirmou que a meta é continuar fortalecendo o desenvolvimento do projeto, atendendo à comunidade

 

Sob a orientação e os olhares dos treinadores Eliene Novais e Vitor Diniz Moreira e avaliação dos acadêmicos Stayce Moreira Fortunato, Beatriz Hooper e Álvaro Dressler, 22 ginastas se apresentaram no ginásio da EEFFTO, ainda com árbitros convidados. Foram avaliados os progressos técnicos dos alunos, com o objetivo de serem pensadas as adequações aos trabalhos de 2017.

Os ginastas foram acompanhados por seus treinadores

 

As séries de movimentos dos atletas foram avaliadas pelos árbitros

 

Confira a relação dos ginastas que estiveram no torneio

1. Amanda Ribeiro Bastos

2. Clara Dalcolmo de Matos

3. Giovana Martins Baracho

4. Giovana Peixoto Damasceno Nunes

5. Giulia Luca de Mendonça

6. Isabela Helena de Paula Nascimento

7. Kyara do Amaral Campi

8. Laís Emanuelly Oliveira

9. Laura Ribeiro Bastos

10. Lívia Prudente Palmeira

11. Maíra Carolina Ribeiro Marques

12. Marcela Monducci Marques

13. Maria Clara Barbosa Spada

14. Mayara do Amaral Campi

15. Rafaelle Maria Neves Alves

16. Sophia Barreto Murta Sesselmann

17. Thalita Silva Gomes

18. Arthur de Souza Reis Barbosa

19. Gabriel Reis Antunes

20. Felipe Alvares Ferreira

21. Daniel Pires

22. Caio Gomes de Araújo Pereira

 

 

Mesmo que a rotina dos atletas seja cansativa, é inegável a série de benefícios que a prática esportiva promove a eles. Nesse âmbito, a mãe da ginasta Giulia Luca de Mendonça, Irene Mendonça, apontou o valor que a prática da ginástica e o projeto em si têm tido na vida da filha.

“Esse projeto tem feito muita diferença na vida da Giulia, principalmente porque ela tem sido mais disciplinada, tem tido mais coordenação e está mais focada. Ela melhorou muito, tanto em casa quanto na escola. Ela está aqui há três anos, e hoje tem ido para campeonatos, trazido medalhas de ouro na trave e indo muito bem no solo, o que me deixa muito feliz”, relatou Irene.

Encerramento do ano letivo

No dia seguinte ao do torneio, sábado, 17 de dezembro, o ginásio da EEFFTO voltou a receber ginastas do projeto, que apresentaram o festival de encerramento do ano letivo. Com o tema "Brasil Olímpico", as turmas exibiram séries com coreografias voltadas à temática do esporte olímpico, além de comemorarem os 22 anos do projeto na EEFFTO. 

O festival teve o apoio da Associação de Pais, Mestres e Amigos da Ginástica (Apamagia), que contribuíram com a realização da cantina do evento para arrecadação de verbas, visando competições futuras. "O apoio dos pais no incentivo à prática esportiva de seus filhos é fundamental", enfatizou Ivana.