Torneio Aberto de Atletismo no CTE inaugura calendário oficial da FMA em 2017 | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Torneio Aberto de Atletismo no CTE inaugura calendário oficial da FMA em 2017

09/02/2017 | 16:30

A primeira competição oficial da Federação Mineira de Atletismo (FMA) em 2017 já tem data, horário e local definidos. No Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, a entidade vai organizar o Torneio Aberto de Atletismo, no dia 18 de fevereiro, de 14h às 18h.

Algumas peculiaridades caracterizam essa competição, que engloba todas as categorias, começando com atletas de 11 anos (desde que completem 12 neste ano) até a categoria adulta. Além dessa abertura quanto à faixa etária, o Torneio ainda permite a participação de competidores federados ou não à entidade mineira, englobando esportistas de várias cidades do estado.

Atualmente, o CTE é considerado a casa oficial da FMA, onde são realizadas competições durante todo o ano. Um dos motivos dessa forte parceria é a qualidade da estrutura do Centro, cuja pista de atletismo recebeu certificação Classe 1, a máxima concedida pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

No Torneio Aberto do ano passado, o árbitro da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da FMA, João de Oliveira Guimarães, um dos organizadores do evento, avaliou as condições oferecidas pelo complexo da UFMG.  “O CTE, na realidade, é o maior centro de treinamento esportivo da América Latina, não só por este motivo, que já seria suficiente, mas por possuir todos os implementos oficiais, ter toda a adequação apropriada para as provas, tais como provas combinadas, específicas e universais. Hoje ele é a maior referência que nós temos em termos de centro de treinamento para o atletismo”, comentou João.

João de Oliveira Guimarães

Outra edição do Torneio Aberto da FMA está agendado para este ano, porém, com realização na cidade de Ipatinga. Na capital mineira, portanto, a realização dessa competição em 2017 se dará especificamente no dia 18.

Entre experiências e ineditismos

No Torneio Aberto, vão competir atletas do CTE com pretensões bastante distintas neste começo de ano. Enquanto alguns participam pela primeira vez de alguma competição, outros encaram o Torneio como preparação para compromissos importantes em 2017.

Os principiantes mencionados são os candidatos que foram aprovados na peneirada do CTE em novembro de 2016, os quais ainda não tiveram chance de competir em um torneio oficial. Segundo Sergio Ramos, auxiliar de esportes do CTE e árbitro de partida da CBAt, o Torneio servirá tanto para os novatos quanto para as avaliações da comissão técnica do Centro.

“Será muito importante essa oportunidade que os iniciantes vão ter de poder sentir o que é uma competição. Também é bom para a nossa própria avaliação, porque percebemos o psicológico do atleta, se ele tem perfil para tal competição ou tal modalidade. Serve tanto para o atleta ir se ambientando, quanto para a equipe técnica do CTE”, disse.

Peneirada contou com a participação de cerca de 300 candidatos

 

Mas há também quem já está há algum tempo no CTE e deve encarar o Torneiro como uma preparação para a maratona de competições em 2017. “Para os atletas mais experientes, essa competição serve como preparação, uma pré-temporada para eles. Em março, já teremos Troféu Brasil, Campeonato Estadual, e neste ano, acontecerão muitas competições. O Torneiro é uma alavanca para a temporada”, completou Sergio.