Graduandos que participam do Projeto Educação Física para a Terceira Idade e do Pilates CEU/UFMG recebem capacitação | EEFFTO - UFMG

13/02/2017 | 18:39

O Projeto Educação Física para a Terceira Idade da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG deu início a um curso de capacitação para seus alunos integrantes na tarde desta segunda-feira (13). Além de contemplar os bolsistas e voluntários do Projeto, essa maratona ainda inclui os estudantes envolvidos com o Pilates CEU/UFMG.

Serão cinco encontros, agendados para todas as segundas-feiras até o dia 13 de março (13, 20 e 27 de fevereiro; 06 e 13 de março). O desta segunda contou com a colaboração do professor da EEFFTO Gibson Moreira Praça, com o tema “Capacidades Coordenativas: conceitos e treinamento”. Gibson fez uma ponte entre as capacidades coordenativas e os processos de treinos e de ensino que são vivenciados pelos bolsistas e voluntários.

“A capacidade coordenativa faz parte de qualquer processo de movimento humano. Na medida em que o projeto [da Terceira Idade] lida com o ser humano e com a inserção biopsicossocial a partir do movimento, treinar e conhecer a coordenação pode melhorar a prática deles nos diferentes momentos que o projeto lida com os idosos”, avaliou Gibson.

Gibson Moreira foi o primeiro professor a colaborar com o curso de capacitação

Vinícius Gomes de Freitas, mestrando em Ciências do Esporte e um dos principais colaboradores do Projeto Educação Física para a Terceira Idade, analisou o curso de capacitação tanto no âmbito dos idosos quanto no caso dos próprios alunos.

“A ideia é que a gente capacite os integrantes do Projeto para eles darem aulas de melhor qualidade para os idosos. Então, além de aplicarem o conhecimento que eles adquirem nas disciplinas obrigatórias do curso de Educação Física, isso é mais uma oportunidade de aprender mais”, comentou Vinícius.

Vinícius Gomes de Freitas

Mas não são só alunos integrantes do Projeto específico para idosos que serão afetados com a capacitação. Estudantes que compõem o Pilates CEU/UFMG também estão participando. Daniela Martinelli, graduanda em Educação Física na EEFFTO e que já está na reta final do curso, comentou a efetividade dessa série de habilitações em suas práticas no pilates.

“Esse tipo de capacitação é importante para pensarmos a maneira que damos nossas atividades, a maneira como adequamos isso à demanda do aluno individualmente. No Pilates, apesar de darmos aulas em pequenos grupos – cerca de quatro pessoas – não damos a mesma aula para todos. Capacitações assim nos ajudam a nos adequarmos ao perfil de cada um”, disse.

Daniela Martinelli lembrou o perfil variado de alunos no Pilates CEU/UFMG, com uma composição que vai de jovens a idosos

Se Daniela está no fim do curso de Educação Física e já viveu muitas experiências em sua graduação, Haendrix Monteiro está apenas no começo do curso, no segundo período, e resolveu fazer parte do Projeto Educação Física para a Terceira Idade. Sua primeira conexão com o projeto de extensão da EEFFTO foi justamente o curso de capacitação, como comentou o estudante.

“Muitas pessoas com quem converso e que já trabalham na área da Educação Física falam que o melhor público é o idoso. Isso me despertou um interesse, me motivou a procurar algo em relação a idosos, para ver como é trabalhar com eles. Hoje é meu primeiro contato com o Projeto, e já sendo com o curso é bom, para eu começar capacitado”, disse o graduando.

Haendrix Monteiro

Esse curso de capacitação é a primeira atividade em tom comemorativo deste ano, já que em 2017, o Projeto Educação Física para a Terceira Idade completa 25 anos. Outras atividades estão sendo programadas e projetadas, como a realização de um congresso no segundo semestre.