Calouros da UFMG já podem solicitar acesso a bolsas de auxílio da Fump | EEFFTO - UFMG

Calouros da UFMG já podem solicitar acesso a bolsas de auxílio da Fump

08/03/2017 | 14:34

A Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) da UFMG é responsável pela assistência estudantil da Universidade. Entre os dias 8 e 15 de março, os calouros de graduação, que foram aprovados por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ingressam neste primeiro semestre, podem manifestar interesse em ter acesso a uma ou mais bolsas da instituição, por meio de seu portal.

Para poder fazer parte desta primeira seleção, o aluno precisa protocolar os documentos necessários até o dia 13 de março, às 17h, em um dos postos da Fump: 1) Av. Antônio Abrahão Caram, 610, São José ou 2) segundo andar do Restaurante Setorial II, dentro do próprio campus. Esses documentos variam de calouro para calouro, cujo especificação é gerada logo após o preenchimento do questionário socioeconômico.

Questionário socioeconômico

Os alunos que não realizarem esse processo de protocolar os documentos na data estipulada, e sim, depois, deverão esperar pelo novo período de manifestação de acesso a bolsas, previsto para o mês de abril.

Depois de protocolados os dados do aluno, ele será chamado para uma entrevista com um assistente social, que fará a liberação das bolsas no período de 21 a 31 de março. Como essa chamada se dá por email ou telefone, é fundamental que o calouro esteja atento a essas duas formas de contato.

Veteranos

No caso dos veteranos da UFMG que ainda não são assistidos pela Fump, a concessão de bolsas se dará por meio de agendamento com o assitente social que atende o curso do graduando, também depois de ser feito o estudo socioeconômico. Para isso, é preciso acessar a área do estudante no portal da Fump.

Confira as bolsas concedidas pela Fump

Bolsa Auxílio Transporte: benefício no valor de R$ 165,00 mensais para as despesas com deslocamento para a UFMG no decorrer do curso. É destinado a estudantes classificados socioeconomicamente nos níveis I, II e III que residem em Belo Horizonte ou região metropolitana da capital e em Montes Claros.

Bolsa de Manutenção Baeta Vianna: apoio financeiro mensal no valor de R$ 400,00 (integral) de R$ 240,00, (parcial) destinado aos estudantes classificados no nível I, em sua primeira graduação.

Bolsa Auxílio Moradia: benefício no valor de R$ 500,00 mensais destinado aos estudantes de graduação inscritos no Programa Permanente de Moradia Universitária e classificados nos níveis I, II e III. O objetivo é auxiliar na manutenção de despesas com moradia - pagamento de uma república ou pensão, enquanto aguardam a seleção de vagas do Programa.

Bolsa Auxílio à Educação Pré-escolar: benefício no valor de R$ 200,00 destinado a estudantes de graduação classificados nos níveis I, II e III que necessitam de apoio financeiro para garantir o cuidado educacional do(s) filho(s) com idade de 0 a 5 anos e 11 meses, enquanto frequentam as atividades acadêmicas.

Bolsa de Apoio Acadêmico Mendes Pimentel: benefício no valor de R$ 300,00 (integral) e de R$ 180,00 (parcial) destinado a estudantes de graduação classificados nos níveis II ou III, para custeio de despesas acadêmicas.