Em ação conjunta dos colegiados de graduação, EEFFTO recepciona calouros na Unidade | EEFFTO - UFMG

09/03/2017 | 09:46

Todo começo de ciclo traz consigo perspectivas de algo novo. Descobertas, práticas até então não conhecidas, tudo isso inaugura um cenário na vida de quem se propõe a novas experiências. Na manhã desta quinta-feira, 9 de março, os calouros da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG foram recepcionados pela Unidade, onde começam a viver uma nova fase.

A ação foi desenvolvida em conjunto pelos professores Isabel Coimbra, Daniela Vaz e Bruno Bechara, coordenadores dos colegiados de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, respectivamente. Isabel Coimbra afirmou que este é um primeiro passo dos alunos para um universo de experiências.

“Esse é um evento de uma importância singular. É nesse momento que o calouro tem um contato com a Unidade, e essas boas-vindas apresentam toda a estrutura da Escola. É um primeiro contato para dizer ao aluno que o desafio é grande, mas que ele tem um corpo de pessoas disposto a ajudá-lo a crescer”, comentou Isabel.

Daniela Vaz (esq), Bruno Bechara e Isabel Coimbra são os coordenadores dos três cursos de graduação da EEFFTO

Quem abriu a apresentação no Auditório Principal foi o diretor da Unidade, professor Sérgio Teixeira.  “Cada ano tem sua peculiaridade, porque tudo é dinâmico. O que continua sempre é nossa disposição para receber bem os alunos e tentar fazer o melhor para eles. Esse é nosso principal compromisso: oferecer condições para que eles tenham desenvolvimento na vida profissional e acadêmica”, disse. Em seguida, foi a vez do vice-diretor da Unidade, Herbert Ugrinowitsch, dar as boas-vindas aos calouros.

A mesa de abertura foi composta por: Prof. Bruno Bechara, Íris da Silva (Biblioteca), Herbert Ugrinowitsch, Sérgio Teixeira, Profª Isabel Coimbra e Profª Daniela Vaz

Sérgio falou sobre toda a composição da EEFFTO, como seus setores administrativos, cursos e estrutura física. Depois, apresentou o Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, orgão complementar da Escola. A coordenadora da Biblioteca, Íris da Silva, ficou encarregada de contar sobre todo o acervo da Unidade, setor fundamental no desenvolvimento do aluno.

A assistente social Teresa Cristina esteve no Auditório Principal da EEFFTO em nome da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), instituição responsável por toda a assistência estudantil da UFMG. A profissional falou sobre as bolsas de auxílio às quais têm direito os alunos da Universidade.

A Ativa Jr., primeira empresa júnior da EEFFTO, também esteve presente, com seus integrantes contando sobre o funcionamento do projeto. Representantes do Centro Acadêmico de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Cafito) e da Atlética da EEFFTO ainda deixaram suas contribuições.

Projeto recente na EEFFTO, a Ativa Jr. marcou presença na recepção aos calouros

À esquerda, integrantes da Atlética EEFFTO; à direita, Taís Motta, representando o Cafito

Para encerrar, os coordenadores dos colegiados fizeram apresentações dos cursos, mostrando os diversos campos de atuação de cada tipo de profissional, bem como o percurso acadêmico que os alunos vão vivenciar.

Calouros na EEFFTO

Entre certezas e apostas sobre a escolha do curso, os calouros acompanharam atentos à programação no Auditório da EEFFTO. Jean Gregório da Silva, que morava no estado de São Paulo e se mudou para Belo Horizonte nos últimos dias, vai começar sua licenciatura em Educação Física e se mostrou admirado com a nova realidade que vai viver.

“Fiquei surpreso com a integração que teve dentro da Escola, com a apresentação e a recepção dos calouros. A explicação de cada etapa foi algo excepcional. Na palestra, tirei muitas dúvidas que tinha. Fora o complexo da Universidade que me surpreendeu bastante. É um outro mundo”, disse.

Jean Gregório da Silva é natural da cidade de Taubaté

Se Jean apontou certeza na escolha do curso, a caloura Gabriella Aparecida Martins, do curso de Fisioterapia, disse estar caminhando para esse cenário. Ela começou a fazer Engenharia Civil na UFMG no ano passado, mas trocou pelo curso na EEFFTO. Gabriella também elogiou a recepção desta manhã.

“Tive uma ótima impressão, tanto do curso quanto da estrutura da Escola. Eu já havia começado outro curso, mas percebi que não era isso que queria. Ainda não sei se será a Fisioterapia, mas está bem próximo de ser o que quero”, pontuou.

Clarice da Rocha Campos é uma das novas alunas do curso de Terapia Ocupacional e vive uma ansiedade pelo início das aulas. “Gostei muito das palestras e do acolhimento, foi tudo muito explicativo. Fiquei surpresa de ter tirado minhas dúvidas e por ter sido tão bom como foi. Quando entrei, não tinha certeza se queria mesmo a Terapia Ocupacional, mas cada vez que conheço mais o curso, acho que é o que quero levar para mim. Estou ansiosa pelo começo das aulas”, afirmou.

Clarice da Rocha Campos e Gabriella Aparecida Martins vão ingressar na EEFFTO neste primeiro semestre

Novos alunos receberam materiais informativos, como a Cartilha do Calouro, que condensa inúmeras informações úteis sobre os setores que compõem a EEFFTO