Fim de um ciclo: cinco turmas da EEFFTO colam grau | EEFFTO - UFMG

Fim de um ciclo: cinco turmas da EEFFTO colam grau

13/03/2017 | 15:36

Nos olhares esperançosos de alunos calouros e nos emocionados de formandos, vagam sensações diferentes. Dois ciclos distintos, separados por uma longa caminhada. Depois que a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG recebeu seus novos alunos na última quinta-feira, 9 de março, a Unidade viu cinco de suas turmas concluírem sua graduação um dia depois.

No Auditório da Reitoria da UFMG, na sexta, 10 de março, uma turma de fisioterapia, uma de terapia ocupacional e três de educação física chegaram à tão esperada colação de grau. Os alunos participaram de uma cerimônia com o diretor da EEFFTO, Sérgio Teixeira, com o vice-diretor da Unidade, Herbert Ugrinowitsch, além dos três coordenadores dos colegiados de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Isabel Coimbra, Daniela Vaz e Bruno Bechara, respectivamente.

“Apesar de termos vários produtos, como publicações, pesquisas, extensões que fazemos, o produto que mais conta são esses profissionais que colocamos no mercado. De alguma forma, eles levam o nome da UFMG, que é vista por meio deles. Toda vez que temos formatura, ressalto essa responsabilidade que eles têm, de conduzir o nome da Universidade na sociedade”, salientou o diretor da EEFFTO.

Os professores também são parte fundamental de todo o processo de desenvolvimento do aluno dentro da Universidade, como destaca Daniela Vaz. “Isso é o que dá sentido ao nosso trabalho, esses ciclos. Foi um momento bastante significativo. É gratificante estar em formaturas, fico sempre muito grata ao participar”, disse a coordenadora do colegiado de Fisioterapia.

Os formandos foram cumprimentados pela direção da EEFFTO e pelos professores responsáveis pelos seus respectivos cursos

Agora graduada em Fisioterapia pela EEFFTO, Jane Fonseca Dias destacou sua formação na Escola. “É um momento muito especial, momento importante. É um ciclo encerrado, ao mesmo tempo que outro se inicia. O que vivi na UFMG foi muito importante para mim, para minha formação, não só experiências práticas mas também no meio científico. Foi muito importante”, comentou.

Jane Fonseca Dias

Formado em bacharelado em Educação Física, Mikael Leal destacou a tarefa de carregar agora o nome da Universidade. “É um orgulho grande ter formado em uma instituição que é referência na área de Educação Física. Dá um alívio ter terminado essa etapa, e a gente sabe que é só o começo. Agora é levar o nome da UFMG para o mercado com responsabilidade e ética. Minha formação na Universidade foi completa”, afirmou.

Mikael Leal

Andreza Faria Moreira, graduada em Terapia Ocupacional, relembrou todo o esforço que a trouxe à conclusão do curso. “É um alívio porque foram cinco anos de dedicação, e quem estuda aqui sabe o quanto é difícil. Também gratidão, pela instituição e pelos meus familiares, que me proporcionaram essa chance de concluir o curso na UFMG. Eu me sinto agradecida e honrada por ter conseguido esse título com muita dedicação”, analisou.

Andreza Faria Moreira