Atleta polonesa treina no CTE em preparação para o Mundial e elogia capital mineira | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Atleta polonesa treina no CTE em preparação para o Mundial e elogia capital mineira

15/03/2017 | 15:42

Cinco corredores do atletismo polonês desembarcaram na capital mineira na última semana, para um período de 20 dias de treinamentos no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG. Entre eles, o principal nome da prova dos 800m da modalidade na Polônia, Joanna Joszwik.

A atleta abriu mão de disputar o Campeonato Europeu, que aconteceu entre os dias 3 e 5 de março, na Sérvia, para passar pelo “trainings camp” no Brasil. O foco dela e dos atletas Emilia Ankiewicz, Dominika, Artur Kuciapski e Jakub Bidiyga é o Campeonato Mundial, marcado para agosto, na Inglaterra.

“Na Europa, nós ainda estamos no inverno e não é tão bom para treinar ao ar livre. Então nós decidimos vir para o Brasil porque a temperatura é muito boa e o tempo é muito bom. Por isso escolhemos este lugar e com certeza a altitude é ótima para nós”, afirmou Joanna.

Joanna Jozwik

A estrutura do CTE impressiona a todos que demandam por ela, e no caso da polonesa, não foi diferente. Joanna comentou que se sente bem na capital do estado e no Centro. “Nunca estive em Belo Horizonte. É a primeira vez que venho e achei uma cidade muito boa. Pensei que fosse menor, mas não, ela é bem grande. O CTE é muito confortável para os atletas. O mais importante aqui para mim são a pista e a academia”, disse.  

No último sábado, Joanna fez trabalhos na academia do CTE

Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Joanna Jozwik ficou com o quinto lugar na prova dos 800m, e hoje vive seu melhor momento na carreira. Neste ano, a atleta somou quatro vitórias em cinco etapas do Circuito Mundial Indoor, compreendidas entre os dias 28 de janeiro e 18 de fevereiro, nos Meetings de Dusserldorf e Karlsruhe (Alemanha), na Copa Copérnico, em Torun, na Polônia, e no Grand Prix de Birmingham (Inglaterra).

Emilia Ankiewicz, Dominika e Joanna Jozwik

Para o professor da EEFFTO e supervisor de atletismo do CTE,  Leszek Szmuchrowski, a vinda de toda a equipe, ao lado de um treinador e um fisioterapeuta, possibilita um diálogo bastante interessante dos esportistas e profissionais do Centro com os poloneses.

“Isso vai ser importante para um intercâmbio da equipe polonesa com nossos atletas, que terão uma experiência ímpar. Também com nossos treinadores, fisioterapeutas e todos os profissionais do CTE”, observou o professor.

Natural da Polônia, Leszek foi peça chave em todo esse processo da experiência da equipe polonesa em terras brasileiras.

Os poloneses vão ficar no CTE até o fim do mês de março
Equipe de atletas da Polônia em alongamento no CTE