Pós em Estudos do Lazer realiza aula inaugural com resgate histórico sobre "Jogo da Bola" | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Pós em Estudos do Lazer realiza aula inaugural com resgate histórico sobre "Jogo da Bola"

22/03/2017 | 16:01

No fim da manhã desta quarta-feira, 22 de março, os alunos da Graduação e Pós-Graduação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, acompanharam a aula inaugural da Pós-Graduação em Estudos do Lazer com o tema "Uma História de Diversão: O Jogo da Bola no Rio de Janeiro dos séculos XVIII e XIX", sob comando do professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor colaborador da EEFFTO, Victor Andrade de Melo. 

Estudantes lotaram o Auditório Principal da EEFFTO para assistir a aula

Além do professor Victor Andrade de Melo, a mesa foi composta e mediada pelo professor da EEFFTO e Coordenador do Colegiado de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, Sílvio Ricardo da Silva. A proposta da aula foi apresentar a história da diversão, dando como exemplo o caso específico do jogo da bola. Essa era uma prática de lazer comum nas ruas do Rio de Janeiro nos séculos XVIII e XIX, e apesar do nome, não se assemelha ao futebol, pois era jogado com as mãos. 

O professor da UFRJ falou sobre a história do jogo da bola e como ele chegou ao Brasil. A prática da atividade teve origem em Portugal, e chegou por aqui no século XVIII, e estruturando-se no estado do Rio de Janeiro, onde ele permaneceu por todo o século XIX.

 Victor Andrade de Melo (de vermelho) e ao lado, Silvio Ricardo da Silva

O Aluno da Pós-Graduação em Estudos do Lazer e membro do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT) da EEEFFTO, Adriano Lopes, disse que a aula proporcionou uma reflexão importante sobre a história e as práticas de lazer, além de aproximar os alunos da graduação aos estudos relacionados a esse conhecimento.

Aluno da Pós Graduação em Estudos do Lazer Adriano Lopes (à frente de marrom)
Adriano Lopes é  aluno da pós-graduação e membro do GEFUT