II Semana de Educação Física debate formação e cotidiano do profissional da área | EEFFTO - UFMG

29/03/2017 | 11:37

Teve início na última segunda-feira, 27 de março, a II Semana da Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG. Diversos temas acerca da formação do professor e profissional de educação física estão sendo debatidas através de fóruns, mesas e oficinas.

A abertura da Semana teve como atividade de início a mesa “Palavra Aberta”, composta pelo vice-diretor da EEFFTO Herbert Ugrinowitsch, a coordenadora do Colegiado do curso de Educação Física, Isabel Coimbra, o pró-reitor de Assuntos Estudantis (Prae) da UFMG, Tarcísio Mauro Vago, e a professora da Escola Meily Linhares. Durante a solenidade, eles enalteceram a importância da realização da Semana como um espaço de reflexão dentro da universidade.

Tarcízio Mauro fala sobre importância do evento durante a mesa de abertura

O primeiro fórum de debate do evento foi sobre “A formação do aluno no Curso de Educação Física”, mediado pelo professor da EEFFTO Juan Carlos Peres Morales, e com a participação do presidente do Conselho Regional de Educação Física, Cláudio Augusto Boschi, e do professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS), Daniel Marangon.

Daniel Marangon falou sobre sua experiência na PUC Minas

No segundo dia de evento, 28 de março, a EEFFTO recebeu a colaboração de professores de fora da unidade, para ampliar o debate sobre a formação e a prática na área. Os convidados foram os professores André Favacho, da Faculdade de Educação (FAE) da UFMG, e Alessandro Teodoro Bruzi, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), com mediação da professora da EEFFTO Meily Linhales.

Meily Linhares mediou a participação dos convidados da FAE e da UFLA

Durante a mesa, os alunos presentes acompanharam uma avaliação detalhada sobre a grade curricular, os projetos de extensão e a produção acadêmica do curso de educação física da UFLA. Para além da comparação entre as universidades, foram postas questões de identificação de problemas, soluções e melhorias implantadas nos cursos de educação física da UFMG e da UFLA ao longo dos anos.

Alessandro Teodoro trouxe as perspectivas do curso de educação física na UFLA

Outras questões propostas pela mesa foram sobre o cotidiano prático da licenciatura. A formação em licenciatura e os dilemas da educação básica e da rede pública foram alguns dos pontos de discussão centralizados pelo professor André Favacho. Para ele, a escola ainda não é entendida como um lugar formador. “A escola deveria ser o núcleo formador central do professor, com troca de conhecimento entre os  experientes e os mais novos. Precisamos também diminuir a distância entre a academia e a escola básica. A academia é um modelo engessado que separa teoria de prática”, disse André.

André Favacho orienta mestrandos da EEFFTO que pesquisam o campo da educação

A estudante do oitavo período de educação física da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Gabriela Macedo, veio do Rio apenas para participar da Semana e conhecer a EEFFTO. Ela pretende cursar o mestado na Escola e disse que está aproveitando todas as atividades do evento. “Estou gostando muito dos temas tratados na Semana, são reflexões importantes para levar à prática em sala de aula, depois que eu me formar", disse a graduanda.

Gabriele Macedo pretende cursar o mestrado em Ciências da Reabilitação

Durante a tarde de terça-feira, 28 de março, a programação teve ainda um momento de avaliação institucional do curso de educação física da EEFFTO. A atividade foi conduzida pela diretora de Avaliação Institucional (DAI) da UFMG, Cristina Alvim. Ela mostrou alguns métodos usados nas últimas avaliações da graduação, e explicou a importância de provas como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que avalia o rendimento dos concluintes de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. Essa atividade também foi realizada no turno da noite.

Cristina Alvim também é professora do curso de Medicina da UFMG

Além das mesas e fóruns enquanto espaços formativos e de reflexão, a Semana também está oferecendo oficinas e a mostra de pôsteres. A programação vai até sexta-feira, 30 de março. Confira aqui tudo que ainda vai ocorrer no evento e clique aqui para inscrever trabalhos apresentados durante o ano de 2016.