Primeiro "Tô de Boa, Tô no Campus" do ano faz chamada para o Inter UFMG | EEFFTO - UFMG

Primeiro "Tô de Boa, Tô no Campus" do ano faz chamada para o Inter UFMG

30/03/2017 | 16:06

Espaço amplo, múltiplo, de fomento ao ensino, mas também lugar de convivência e lazer. Foi justamente encarando o campus da UFMG dessa forma que o Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Física e Lazer da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) viabilizou mais uma edição do “Tô de Boa, Tô no Campus”, nessa quarta-feira, 29 de março, no gramado da Reitoria da Universidade.

Confira a galeria de fotos do "Tô de Boa, Tô no Campus"

Mas desta vez, o grupo da EEFFTO organizou o evento em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e com a Liga das Atléticas, com vistas aos Jogos Inter UFMG, que começam no próximo sábado, 1º de abril. Mesmo com o intuito de inaugurar a competição interna da Universidade, o “Tô de Boa, Tô no Campus” permanece com o objetivo de levar a quem passa pela instituição a oportunidade de vivenciar momentos de lazer.

“Voltamos para o gramado da reitoria pensando na abertura dos Jogos Inter UFMG. Mas a proposta continua sendo a mesma, pensar que a UFMG deve ser palco de vivência, de lazer, e que deve ser apropriada. O gramado da reitoria não foi feito para isso mas pode ser apropriado para vivências variadas de lazer”, comentou o professor responsável pelo PET, Luciano Pereira.

Luciano Pereira ressaltou o quanto o lazer é importante para a vivência humana

Segunda uma das integrante do grupo, a UFMG já oferece um lugar específico de lazer para seus estudantes, que é o Centro Esportivo Universitário (CEU), mas dentro do campus em si, não, como observou uma das integrantes do PET, Débora Oliveira.

“Temos o equipamento específico para o lazer na Universidade que é o CEU, mas dentro do próprio campus, não temos. Então a ideia é trazer atividades para os estudantes, professores e técnico-administrativos e outras pessoas que estão no campus”, afirmou.

Componente do Núcleo de Esportes do DCE, Murilo Otávio Menezes avaliou a união entre os três grupos. “Fizemos uma parceria com a Liga das Atléticas, com a ideia de anteceder o Inter UFMG, justamente para mostrar não só o esporte competitivo, como o seu outro lado, o participativo, de lazer. Foi essa a nossa ideia, de unir DCE, Liga da Atléticas e PET para esse evento, que está sendo muito bom”, comentou.

“Desde que a gestão Alvorada (2016/2017) assumiu o DCE, já tínhamos essa proposta de fortalecer o que já existia no campus, em vez de talvez criar coisas novas. Como o PET é algo consolidado no Campus, nossa ideia foi dialogar com eles”, completou Murilo.

Murilo é graduando em educação física e está no quarto período

No “Tô de Boa, Tô o Campus”, algumas atividades como futebol, vôlei, slackline, tênis, peteca, jogos de cartas, entre outras, foram praticadas. Também, rodadas gratuitas de pipoca e algodão-doce compuseram um fim de tarde agradável no gramado da reitoria da UFMG.

Os participantes do "Tô de Boa, Tô no Campus" contaram com um festival de algodão-doce e pipoca
Também teve slackline no gramado da Reitoria

Em meio à rotina exaustiva de estudos e atribuições acadêmicas, momentos como esse amenizam as altas cargas vividas pelos estudantes na Universidade. Nesse sentido, sair das quatro paredes e olhar para as variadas formas de apropriação dos espaços do campus foi o que fez o doutorando em Bioinformática Gilderlânio Araújo.

“É legal sair da aula e vir relaxar um pouco, esfriar a cabeça. Ainda mais com essa rotina que vivemos, de correria, então é bem legal ter essa oportunidade. Tem o forró na Praça [de Serviços da UFMG], que é frequente, e o ‘Tô de Boa, Tô no Campus’, que é esporádico. São oportunidades de lazer no campus”, afirmou.

Ao lado da amiga Tatiane Arruda, graduanda em terapia ocupacional na EEFFTO, Gilderlânio Araújo aproveitou o momento no gramado da Reitoria

Mas o “Tô de Boa, Tô no Campus” não abrange apenas graduandos ou pós-graduandos propriamente ditos da Universidade não. Em meio a esses, estavam também alunos do Colégio Técnico (Coltec) da UFMG, como Fábio Bruno Silva, que entrou neste semestre para a escola da Universidade. Ele faz o curso técnico em Eletrônica de forma integrada com o ensino médio e já conseguiu aproveitar o “Tô de Boa, Tô no Campus”.

“Estou gostando muito desse clima, da iniciativa desse grupo, de organizar esse evento que deixa a gente se relacionar com o resto da Universidade, não só com o Coltec. Foge também só do estudo, porque descontração é muito válida”, comentou.

Eduarda Costa, aluna de Eletrônica, Maria Luíza Santos, de Análises Clínicas, e Fábio Bruno Silva, da Eletrônica