Palestra sobre "Exercício, cérebro e nutrição na saúde e na doença" do NAPq lota auditório da EEFFTO | EEFFTO - UFMG

06/04/2017 | 16:47

O 3° encontro do Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG com o tema sobre "Encontros com a Pesquisa e a Prática Profissional na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional" ocorreu na noite desta quinta-feira dia 30 de março, no Auditório Principal da EEFFTO. Esses eventos tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisas científicas desenvolvidas na Escola.

A palestra ministrada pela professora da EEFFTO, Danusa Dias Soares, com tema sobre “Exercício, cérebro e nutrição na saúde e na doença”, que estuda o diabetes que é um tema que está diretamente ligado ao nosso cotidiano.

A temática foi escolhida para ser apresentada no encontro do NAPq, por ser um estudo novo que vem sendo realizado a pouco tempo pela professora Danusa e seus doutorandos. “Esse tema é o mais atual que eu estou trabalhando, eu poderia apresentar pesquisas mais antigas, com as quais eu me sentisse mais confortável para falar, mais esse é o tema que mais tem me desafiado”, disse a professora.

Danusa Dias durante encontro do NAPq

Os Encontros ocorrem toda última quinta-feira de cada mês.

Histórico do evento:

Em 2016, o NAPq realizou dois encontros. Foram eles o da professora Christina Danielli Coelho de Morais Faria, com o tema “Teste do Esfigmomanômetro Modificado (TEM) para Avaliação da Força Muscular”, e de Clarice Ribeiro Soares Araújo, com o estudo envolvendo a abordagem Cognitive Orientation to Daily Occupational Performance (CO-OP).

Próximos encontros:

27/04/2017
Título:
 Aplicação do Modelo Capacidade-Demanda para o entendimento das lesões no esporte.
Palestrante: Juliana M. Ocarino
Departamento de Fisioterapia
Linha: Desempenho Motor e Funcional Humano
INSCRIÇOES até 25/04

25/05/2017

Título: O uso do Hand-Arm Bimanual Intensive Therapy (HABIT) na promoção da funcionalidade de crianças com paralisia cerebral

Palestrante: Marina Brandão

Departamento de Terapia Ocupacional

Linha: Desenvolvimento Infantil
INSCRIÇOES até 23/05

29/06/2017

Título: Impacto da manipulação da duração da repetição nas respostas eletromiográficas e desempenho de força.

Palestrante: Mauro Heleno Chagas

Departamento de Esportes

Linha: Metodologia do treinamento Esportivo, com foco no Treinamento de Força na Musculação.
INSCRIÇOES até 27/06