Professora da EEFFTO edita versão internacional de livro sobre doenças vasculares | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Professora da EEFFTO edita versão internacional de livro sobre doenças vasculares

11/04/2017 | 13:57

Doença vascular é toda aquela que altera o funcionamento dos vasos sanguíneos. Elas podem ser causadas por genética, hábitos de vida ou de trabalho prejudiciais, uso de medicações ou traumas acidentais que podem comprometer os vasos. Pensando em como orientar o público com respaldo científico, a  professora da  Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, Lígia de Loiola Cisnero, participou da edição do livro “Vascular Disease for the Non Specialist - An Evidence-Based Guide”.

O título do livro em português significa "Doença vascular para o não especialista - um guia baseado em evidências" e de acordo com a professora do Departamento de Fisioterapia, ele cumpre seu papel. A publicação saiu em janeiro deste ano e tem previsão de lançamento oficial na Escola no próximo mês de maio. 

Em breve o livro contará com uma versão nacional

De acordo com Lígia, o objetivo da obra é fornecer material para estudantes e profissionais que não são especialistas em doenças vasculares, apresentando as doenças mais comuns encontradas na prática clínica. A expectativa é de que o livro seja útil por seu viés informativo.

“Muitos profissionais como o educador físico, o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional, recebem no seu dia a dia pacientes com sinais e sintomas de doenças que não sabem identificar ou tratar de forma adequada. Alguns exemplos são as doenças arteriais, venosas e linfáticas, e pé diabético. Fizemos o livro todo baseado em evidências científicas para que nossos leitores possam se sentir seguros em seguir nossas recomendações”, explica a professora.

Lígia foi convidada a ser editora do projeto pelo professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG, Túlio Pinho Navarro. Lígia e ele são parceiros de equipe no Hospital Risoleta Toletino Neves e em projetos de pesquisa e orientações de alunos. De fevereiro de 2015 a novembro de 2016, os dois e os outros editores fizeram revisão dos capítulos, deram suporte aos autores para a redação dos textos e ajudaram na organização dos manuscritos.

Lígia foi uma das editoras do livro

A obra foi escrita por 32 autores diferentes, entre eles, na época, estudantes do curso de medicina da UFMG e de fisioterapia da EEFFTO, residentes de Cirurgia Vascular do Hospital das Clínicas da UFMG, professores e profissionais da medicina, fisioterapia e enfermagem do Brasil todo. Além deles, também houve a colaboração de um professor da Universidade de Yale, o cirurgião vascular Dr. Alan Dardik.

"A experiência da redação científica foi um desafio e tenho certeza que enriqueceu muito a formação desses autores. Eles tiveram contato com as regras de redação de uma editora séria como a Springer, aprendendo sobre estilo, uso e citação de referências científicas e respeito às normas éticas", afirmou Lígia. 

 

O evento de lançamento do livro será na biblioteca da EEFFTO  no mês de maio