Referência da fisioterapia, Donald Neumann ministra curso sobre cinesiologia na EEFFTO | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Referência da fisioterapia, Donald Neumann ministra curso sobre cinesiologia na EEFFTO

29/05/2017 | 13:07

Por Jéssica Romero

Quem passa por uma graduação sabe bem como é ter um teórico de referência durante todo o curso. Na área de fisioterapia, um dos grandes nomes é o pesquisador Donald Neumann, que esteve na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), durante os dias 24,25 e 26 de maio, para um curso de formação. Neumann é considerado um dos maiores especialistas da área da cinesiologia, campo de conhecimento fundamental para estudar o movimento humano em sua totalidade.

Autor de vários livros sobre o tema e atualmente professor do Departamento de Imagem Molecular e Funcional da Cleveland Clinic (Califórnia - EUA), e diretor do Programa de Radiologia Fellowship, Donald Neumann veio ao Brasil pela terceira vez e dessa vez, conhecendo a UFMG. A vinda dele só foi possível graças à intermediação feita pela professora da EEFFTO, Ana Paula Bensemann.

Priscilla e Donald mostraram sincronia durante a tradução nos três dias de curso

O curso "Sistema Músculo-Esquelético: Bases Anatômicas e Cinesiológicas - fundamentos para a reabilitação física" durou três dias e foi dividido em dois momentos: abordagem anatômica e cinesiológica da Cintura Escapular e abordagem anatômica e cinesiológica da Cintura Pélvica. Apesar do conteúdo complexo e do público diversificado na plateia (estudantes de todos os períodos e fisioterapeutas de diferentes áreas) Neumann avaliou positivamente a experiência.

“Gostei muito de ministrar esse curso aqui e achei o campus da universidade bonito. A estrutura do Departamento de Fisioterapia é ótima e as pessoas foram muito solícitas e participativas, trazendo interações e dúvidas muito oportunas”, disse o pesquisador.

Durante o curso Neumann falou também sobre o processo de produção de seus livros

A atividade contou com tradução simultânea feita pela fisioterapeuta Priscilla Figueiredo, formada e pós-graduada em Ciências da Reabilitação pela Escola. A profissional já fez algumas traduções em eventos de dinâmica parecida, mas considerou essa oportunidade um privilégio, pois é uma grande admiradora de Donald Neumann.

“Transmitir as palavras dele com exatidão e clareza foi uma grande responsabilidade, mas também uma oportunidade única. Estudei através dos livros dele durante toda a faculdade e é uma honra hoje poder colaborar nesse trabalho”, contou Priscilla.

Ana Paula Bensemann e Priscilla Figueiredo (de branco) já trabalharam juntas em outros eventos

Na sexta-feira, 26 de maio, mesmo depois de um dia inteiro de aulas, ficou evidente o prestígio de Donald com os participantes. Antes de ir embora ele foi procurado pelos estudantes para autografar livros, tirar fotos e conversar sobre as últimas dúvidas ou questões sobre cinesiologia.

A graduanda do quinto período de Fisioterapia, Alice Oliveira, foi uma das que aproveitou a simpatia de Neumann para falar com o professor. Ela contou que um ponto alto da formação foi o que aprendeu de novo, para além dos livros. “Quase todos os meus estudos até aqui são baseados nas produções dele. O curso trouxe muito conteúdo extra sala de aula, trazendo questões complementares e pontos de vista diferentes. Foi bem enriquecedor”, afirmou. 

Alice posa com um dos livros mais importantes de Neumann