Professor da EEFFTO lança técnica de corrida e realiza curso de capacitação na Unidade | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Professor da EEFFTO lança técnica de corrida e realiza curso de capacitação na Unidade

06/06/2017 | 13:48

Por Isabelly Morais

Nem toda corrida exige grandes deslocamentos, e o professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia (EEFFTO) da UFMG Leszek Szmuchrowski desenvolveu uma técnica que prova essa afirmação. É o "Stepping", método que será ensinado pelo docente no próximo sábado, 10 de junho, de 9h às 13h, no auditório principal da Unidade. As inscrições são limitadas, e o investimento é uma parcela única no valor de R$80,00.

Faça sua inscrição!

“Não é corrida parada, mas um exercício que explora movimentos cíclicos, baseados na física, e que explora também forças de gravidade e inércia. O principal objetivo [da atividade] é acionar os subsistemas no corpo”, afirmou Leszek.

Leszek tem uma carreira fortemente ligada ao atletismo (Foto: Isabelly Morais/Assessoria EEFFTO)

A técnica consiste na repetição de um movimento similar a uma corrida, mas que não demanda grandes espaços ou até mesmo lugares específicos. O professor comentou que ela é resultado de sua relação pessoal e profissional com a corrida -  Leszek é uma das referências da EEFFTO na modalidade atletismo, do qual é supervisor no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG.

“Isso é um resumo da minha experiência profissional, das décadas de trabalho tanto no alto rendimento quanto na metodologia do treinamento esportivo. Pelo fato de passado por diferentes fases, ter estudado o treinamento e a educação física, hoje também com outras necessidades praticando exercício físico, descobri essa incrível possibilidade de praticar essa atividade sem, inclusive, grandes investimentos, como equipamentos e instalações”, disse o polonês.

“Esse exercício não tem limitação de espaço, podendo ser feito em qualquer lugar. Também não tem uso de equipamentos, apesar de que o smartphone pode ajudar”, completou.

Leszek explicou que o 'stepping' pode ser feito em quaisquer espaços (Foto: Isabelly Morais/Assessoria EEFFTO)

O uso de smartphones, citado pelo professor, diz respeito ao apoio que esses aparelhos podem dar com o suporte de aplicativos que auxiliam a prática de atividades, como o pedômetro, o acelerômetro. Eles permitem a quantificação dos movimentos para análises específicas de acordo com a funcionalidade do próprio aplicativo.

A demonstração do professor no próximo sábado tem dois objetivos: ensinar para quem quer ‘apenas’ praticar a técnica, mas também capacitar pessoas que possam levá-la adiante. “O curso permite que as pessoas posteriormente organizem seus grupos de trabalho, usando essa metodologia como um programa eficiente de treinamento para a saúde. Espero que elas aprendam para reproduzir e replicar essa ideia em outros, mas também aprendendo para si próprias”, observou.

O curso terá emissão de certificados e será dividido em dois momentos: 2h de aula teórica e 2h de aula prática.