UFMG regulariza pagamento de bolsas discentes | EEFFTO - UFMG

UFMG regulariza pagamento de bolsas discentes

22/04/2015 | 16:01

A UFMG está concluindo a regularização do pagamento das bolsas discentes relativas ao mês de março, gerenciadas pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), pró-reitorias e diretorias vinculadas à Administração Central.

Os últimos valores creditados referem-se aos auxílios transporte e para a compra de material acadêmico administrados pela Fump, quitados na quarta e quinta-feira desta semana. No último dia 10, a UFMG havia decidido assumir, em caráter emergencial, o pagamento das bolsas de assistência estudantil e de estágio que estavam atrasadas por conta da insuficiência de recursos transferidos pelo governo federal.

Segundo levantamento preparado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), as bolsas gerenciadas por pró-reitorias e diretorias também foram creditadas. No âmbito da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), foi regularizado o pagamento das bolsas do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes), cuja verba é repassada diretamente pelo MEC, e do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que beneficia estudantes estrangeiros em intercâmbio na UFMG.

O levantamento da Prae indica, ainda, que os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), também de repasse direto do MEC, estão disponíveis.

Após gestões feitas pela UFMG, a expectativa é de que os recursos referentes a bolsas de iniciação científica e de pós-graduação financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) sejam transferidos ainda hoje..

Interlocução
A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis está encarregada de fazer a interlocução entre os estudantes e os órgãos da UFMG que gerenciam bolsas estudantis. “A Prae vai atuar como aglutinadora de demandas. Vamos acompanhar de perto os repasses orçamentários do governo federal e os processos relativos aos pagamentos no fim de abril e início de maio para que possamos evitar os transtornos dos últimos dias”, afirma o pró-reitor Tarcísio Mauro Vago. Ele espera realizar, ainda na próxima semana, uma reunião com estudantes para esclarecer a situação das bolsas na UFMG.

Redação: Cedecom