Pesquisa acadêmica feita no CTE e com atletas do centro é apresentada na Alemanha | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Pesquisa acadêmica feita no CTE e com atletas do centro é apresentada na Alemanha

07/07/2017 | 12:39

Por Jéssica Romero

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG está ganhando visibilidade internacional durante o Congresso "European College of Sports Sciences", em Essen, na Alemanha. O evento está acontecendo entre 5 e 8 de julho, e conta com a participação de Luiza Ferreira Vieira, mestre em Ciências do Esporte pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) e de seu orientar Luciano Sales Prado, professor da Escola. Juntos eles apresentaram o trabalho "Acute Effects of a Specifc Post-Activation Potentiation on Start Performance of Competitive Swimmers", que é parte dos dados do projeto de mestrado de Luiza, intitulado "Efeito agudo de um protocolo específico de potencialização pós-ativação sobre o desempenho na saída de bloco de nadadores competitivos”. Essa é a primeira pesquisa realizada no CTE, com atletas do centro e que participa de um congresso fora do país através de apresentação de pôster.

"É a primeira vez que apresento um trabalho em evento internacional e é uma grande experiência. É algo novo e diferente, mas também muito desafiador e gratificante", disse Luiza.

Luiza é treinadora da equipe de natação do CTE - Foto: Arquivo pessoal

O docente também expôs o pôster "Executive Function and BDNF Concentrations did not Differ Between Well Trained Futsal Players, Swimmers and Sedentary Male Adolescents at Rest", pesquisa feita por ele e colaboradores. De acordo com Luciano, que também é diretor do CTE, durante as apresentações muitos participantes fizeram perguntas sobre o Centro. Nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 a Grã-Bretanha escolheu o CTE como base de preparação, e treinou suas equipes no local antes das competições.

"Ressalto esse intercâmbio de informações e troca de conhecimento, pois um dos objetivos do CTE é a formação de profissionais capacitados para o trabalho com atletas de alto rendimento e em todos os níveis, bem como a geração de conhecimento técnico e científico", afirmou.

Luiza e Luciano na 22º edição do Congresso anual da Academia Europeia de Ciências do Desporto- Foto: Arquivo pessoal

CTE UFMG

Construído a partir de uma parceria entre o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes, e a UFMG, o CTE conta com uma estrutura invejável e tecnologia de ponta. Além de uma pista de atletismo equiparada a uma das melhores do mundo, o centro possui um complexo com ambientes para treinamento de força, laboratórios, salas de fisioterapia, academia e uma piscina coberta de nível internacional. O projeto, que está parcialmente realizado, ainda prevê a construção de um ginásio poliesportivo para abrigar atividades de outras modalidades, como artes marciais, vôlei e ginástica.

Em 2012 a pista, considerada a principal do estado, foi avaliada como Classe 1 pela Federação Internacional de Atletismo, o que permite abrigar campeonatos mundiais. Ela possui 400 metros de extensão, oito raias oficiais, revestimento sintético, rampa de desaceleração, e equipamentos de última geração que possibilitam a prática de 32 provas olímpicas – de campo e de pista – e provas paralímpicas.

Já o parque aquático é um dos melhores do país. A piscina, que mede 65m x 22,5m, é uma das únicas a contar com o sistema inovador de bordas móveis, que permite ajustar suas dimensões. Nela podem ser disputadas provas de natação em 50 e 25 metros, além de polo aquático e competições de nado sincronizado. A piscina conta, ainda, com um sistema que evita a formação de ondas. As instalações do complexo incluem banheiras térmicas e saunas para a recuperação física de atletas, além de painéis eletrônicos e raias especiais.