EEFFTO realiza Curso de Atendimento Cardiovascular Emergencial para estudantes da fisioterapia | EEFFTO - UFMG

15/09/2017 | 11:32

Por Júlia Calasans

A parada cardiorrespiratória é o tipo de incidente completamente imprevisível: pode acontecer com pessoas de qualquer idade e a qualquer momento. A falta de circulação do sangue implica também uma não oxigenação do cérebro e estima-se que cada minuto passado em parada cardiorrespiratória por um indivíduo diminui sua chance de sobrevivência em 10%. Assim, um atendimento emergencial de qualidade nos primeiros cinco minutos é considerado crucial para garantir a sobrevivência do paciente até a chegada da ajuda profissional. Pensando nisso, o Posto de Enfermagem da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG ofereceu, no dia 14 de setembro, o 9º Curso de Atendimento Cardiovascular Emergencial para alunos do 8º período da fisioterapia.

A atividade foi ministrada pela enfermeira responsável pelo Posto de Enfermagem, Silvia Cristina Severo de Souza, e teve duração de quatro horas. Nesse período, foi explicado todo o processo que deve ser feito até a chegada do atendimento médico: como se identificar uma parada cardiovascular, o que é a desfibrilação e como realizá-la, e como e quando se aplicam a massagem cardíaca e os procedimentos de ventilação. A profissional ainda apresentou dados históricos e tecnologias pioneiras que têm sido desenvolvidas na área da reanimação cardiorrespiratória. Ao fim, alunos interessados puderam treinar os procedimentos aprendidos em um momento de simulação.

Silvia possui mais de 30 anos de experiência profissional como enfermeira
Foto: Júlia Calasans/Assessoria EEFFTO

Os Cursos de Atendimento Cardiovascular Emergencial tem sido realizados na EEFFTO a aproximadamente cada dois meses. “A legislação pede um curso a cada seis meses, mas fazemos com mais frequência porque temos muita demanda”, afirma. Em 2016, foram seis turmas formadas por estudantes e servidores da escola, e em 2017, três cursos já foram concluídos. “É importante que essas instruções sempre sejam reforçadas, pois  com o tempo o  conhecimento pode se perder”, explicou Silvia.

Os alunos da fisioterapia presentes reafirmaram a importância desse tipo de iniciativa. A estudante Anna Luíza Paiva, ressaltou a importância do aprendizado para a aplicação no atendimento aos pacientes durante seu estágio.

“Dentro da nossa grade curricular, temos uma disciplina de enfermagem no quarto período, então nosso primeiro contato com esses processos acontece aí. Vamos para o estágio só agora no oitavo período, então lembrando esses procedimentos nos sentimos mais seguros para atender aos pacientes. É o tipo de coisa que pode acontecer a qualquer momento”, explica a graduanda.

Anna Luíza pratica o procedimento emergencial no boneco de treinamento
Foto: Júlia Calasans/Assessoria EEFFTO

Alunos em período de conclusão da graduação e que já estão atuando em hospitais através do estágio, já sentem a responsabilidade de ser um profissional da saúde nos atendimentos. Essa é uma das preocupações de Laís Viana, que está vivenciando essa fase. “Já somos vistos como profissionais, mesmo ainda sendo estudantes, então as pessoas depositam alguma confiança em nós. É fundamental estar preparado, mesmo que não seja algo recorrente de acontecer”, disse.

"É importante, em uma emergência, ter o conhecimento para chegar ali e saber o que fazer", afirma Laís.
Foto: Júlia Calasans/Assessoria EEFFTO

O 9º Curso de Atendimento Cardiovascular Emergencial aconteceu por solicitação da professora Ana Paula Bensemann Gontijo, coordenadora do 8º período da fisioterapia. A próxima edição está marcada para o dia 25 de setembro, das 14h às 18h, dessa vez aberta para toda a comunidade de estudantes e servidores da EEFFTO: interessados devem procurar o Posto de Enfermagem, na sala 15 do prédio principal, para realizarem suas inscrições.