CTE recebe visita de representantes do Ministério do Esporte | EEFFTO - UFMG

CTE recebe visita de representantes do Ministério do Esporte

15/09/2017 | 16:00

Por Jéssica Romero

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG recebeu nesta quinta-feira, 14 de setembro, dois representantes do Ministério do Esporte. A presença do Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Rogério Sampaio, e do Diretor do Departamento de Esporte de Base e de Alto Rendimento, Raimundo Neto, teve o objetivo de avaliar a infraestrutura e o trabalho que classificam o CTE como um dos “legados olímpicos” mais importantes do país. Essa foi a primeira vez que o Secretário e o Diretor estiveram no local, e além de conhecer as instalações, a agenda também incluiu uma reunião com a direção do Centro.

Diretoria e professores da EEFFTO também participaram da agenda junto ao ME
Foto: Jéssica Romero/Assessoria EEFFTO

O projeto do CTE é viabilizado pelos  investimentos do ME, através de um convênio com a Secretaria Nacional de Esportes de Alto Rendimento. Além do cargo de Secretário e da experiência em gestão, Rogério Sampaio também possui uma trajetória vitoriosa no judô. Ele foi o único atleta brasileiro a ganhar uma medalha de ouro individual nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992, em Barcelona, na Espanha. Entre suas glórias no esporte, já conquistou o prêmio de Melhor Judoca do Mundo, pela Federação Internacional de Judô, e também foi homenageado no Hall da Fama da União Pan-americana de Judô, em Montreal, no Canadá.

Rogério elogiou toda a estrutura que o CTE oferece e deu destaque ao envolvimento da Universidade com o Centro. Todas as atividades que visam à formação de atletas contam com o trabalho desenvolvido por quatro faculdades da UFMG (educação física, fisioterapia e terapia ocupacional; psicologia; nutrição; e medicina).

“A pesquisa que é desenvolvida aqui é tão importante quanto ter essa estrutura. Não podemos pensar esporte de alto rendimento sem considerar a ciência atrelada ao treinamento, e aqui eles conseguem desenvolver a pesquisa, a ciência e o treinamento. Isso torna o CTE um dos Centros mais modernos do país”, afirmou.

Rogério Sampaio assumiu o cargo no ME em julho deste ano
Foto: Jéssica Romero/Assessoria EEFFTO

A parceria com a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG envolve docentes e graduandos que atuam tanto no treinamento dos atletas quanto no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas. O professor da EEFFTO Luciano Sales Prado é o atual diretor do Centro. No mês passado, a direção do CTE e uma equipe da UFMG estiveram em Brasília em reunião com o ME, para uma apresentação do trabalho realizado no complexo esportivo.

“Essa vinda deles até aqui significa que somos reconhecidos no cenário nacional, não só pela expressão esportiva e a geração de tecnologia, mas também como estratégia enquanto nação para o desenvolvimento do esporte e das ciências do esporte. Isso abre muitas possibilidades de trabalhos futuros”, disse.

Luciano Sales (ao centro) destacou a parceria entre o ME e o CTE para trabalhos em longo prazo
Foto: Jéssica Romero/Assessoria EEFFTO

O CTE visa descobrir talentos em diversas modalidades esportivas como: atletismo; judô; natação; taekwondo; nado sincronizado e etc. Atualmente são atendidos cerca de 500 jovens e mais de 10 mil já passaram pelas peneiradas.  Além da formação de base e do alto rendimento, grandes nomes do esporte brasileiro treinam no local, como por exemplo, a nadadora Joanna Maranhão.

“O CTE é um espaço muito democrático e que proporciona troca de conhecimento. O Ministério do Esporte busca ações como essa, que promovam o desenvolvimento institucional da universidade de forma integrada à formação de atletas e cidadãos, pois as crianças atendidas aqui têm bons exemplos de vida e ganham outras pespectivas”, disse Raimundo Neto.

Raimundo Neto atua na Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento desde abril de 2017