Evolução é tema de nova chamada de artigos para Revista da UFMG | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Evolução é tema de nova chamada de artigos para Revista da UFMG

26/03/2014 | 11:00

 

Mudança, transformação, diferenciação, progresso. Embora mais ligado ao campo da biologia, sobretudo desde Charles Darwin, o conceito de evolução tem sido apropriado por diversas áreas do conhecimento. O debate sobre o tema entrou na pauta da Revista da UFMG, que abriu chamada de artigos para edição a ser publicada ainda neste primeiro semestre. Os textos devem ser submetidos até 31 de maio.

 

“A temática é cara também a áreas como a economia, a música e a história, além da biologia”, lembra a professora Heloisa Soares de Moura Costa, do Instituto de Geociências da UFMG, integrante do Conselho Editorial da revista. “O objetivo da edição é refletir questões como a aplicação da ideia de evolução aos processos de transformação social. O recurso a elementos da biologia para compreensão das sociedades humanas é alvo de críticas, já que não atenderia à complexidade do tecido social”, exemplifica.

Débora D’Avila Reis, do Instituto de Ciências Biológicas, lembra que, na biologia, evolução não tem a conotação de desenvolvimento, como algumas áreas de conhecimento sugerem ao se apropriarem do termo; o sentido é o de transformação. “Pensamos em convidar um especialista exatamente para escrever sobre como tem sido a utilização de metáforas biológicas em campos diversos”, revela a professora, que também faz parte do Conselho Editorial da publicação. Outro assunto que pode ser tema de artigo, segundo Débora, é a repercussão no Brasil da Teoria da Evolução, desde a época de sua publicação até os dias de hoje.

Outro participante das conversas que levaram à definição do tema, o professor Hugo da Gama Cerqueira, da Faculdade de Ciências Econômicas, lembra que Charles Darwin era leitor de Malthus e influenciado pelo liberalismo econômico, e que autores importantes passaram a defender que a economia deveria ser tratada como uma ciência evolucionista. “Para Thorstein Veblen, por exemplo, a economia não estava à altura dos padrões modernos, porque lhe faltava a abordagem evolucionista”, diz Cerqueira, que acaba de assumir a Pró-Reitoria de Planejamento da UFMG. Ele afirma que o tema é complexo, com “muitas portas de entrada”, e que a expectativa é de que os artigos tragam diferentes pontos de vista e não apenas no aspecto disciplinar.

Os artigos para o v. 21, nº 1 da Revista da UFMG, que devem estar adequados às normas para publicação – disponíveis no endereço eletrônico www.ufmg.br/revistaufmg/01_Normas_para_publicacao.pdf –, devem ser enviados à Comissão Editorial por meio do e-mail revistadaufmg@ufmg.br ou pelos Correios (avenida Antônio Carlos, 6.627, campus Pampulha, prédio da Faculdade de Ciências Econômicas, sala 3.011, Belo Horizonte, Minas Gerais, CEP: 31.270-901).

Em produção

A edição que tem a água como temática central está em processo de produção gráfica. Objeto de pesquisa e de processos de inovação científica e tecnológica, além de fonte de inspiração para manifestações artísticas diversas, os recursos hídricos ocupam lugar central na agenda de discussões de entidades internacionais e multilaterais como a Organização das Nações Unidas (ONU).

Criada em 1929, a Revista da UFMG teve sua circulação interrompida em 1969. Foi relançada em 2012, com periodicidade semestral. Produzida com apoio do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) e do Centro de Comunicação (Cedecom), a nova versão da revista chegou à comunidade depois de mais de um ano de debates para definição de seus objetivos e de sua linha editorial. A cada número, a Comissão Editorial se articula a um grupo formado de acordo com o tema escolhido para o dossiê central.

A Revista da UFMG surgiu como relatório das atividades e decisões de congregações e conselhos, com periodicidade irregular. Até os anos 1950, podem ser encontrados poucos artigos acadêmicos em apenas alguns números. Nessa mesma década, a revista ganhou novo perfil, com mudança editorial que conferiu a ela caráter de publicação científica. A publicação é aberta também à contribuição de estudantes e a abordagens não científicas, como aquelas com base na literatura e nas artes visuais, por exemplo.

Os volumes da revista podem ser adquiridos nas livrarias da Editora UFMG e no Museu Casa do Padre Toledo, em Tiradentes (MG), ao preço de R$ 15. Informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-7231 e no siteda revista.

Redação: Cedecom