Presidente da Confederação Brasileira de Volei para Deficientes visita a EEFFTO | EEFFTO - UFMG

Presidente da Confederação Brasileira de Volei para Deficientes visita a EEFFTO

28/03/2014 | 10:00

De passagem por Belo Horizonte na última quarta-feira, dia 26 de março, para encontro com a Federação Brasileira de Voleibol, o ex-atleta e atual presidente da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD), Amauri Ribeiro, aproveitou a oportunidade para conhecer a Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional, em específico as instalações do LAPES (Laboratório de Psicologia do Esporte).

Segundo ele, durante a visita surgiu a ideia de oferecer cursos de voleibol sentado para iniciantes, professores e formandos, com objetivo de qualificar alunos e professores, e divulgar o esporte.

Atualmente em BH, existe apenas uma equipe de voleibol sentado. Amauri conta que o time é recém formado, mas que está em treinamento e deve participar do Campeonato Brasileiro de Voleibol Sentado ainda este ano, na série C. “A intenção é que com esses cursos, possamos trazer para Belo Horizonte a possibilidade de ter mais equipes formadas e dar visibilidade ao esporte”, afirma. Ele lembra a tradição mineira no voleibol e completa “BH tem material humano, tenho certeza de que tem muita gente com o perfil do voleibol sentado”.

O ex-jogador lembra que o vôlei sentado completou dez anos e que para uma modalidade esportiva, qualquer que seja, é pouco tempo. “Estamos trabalhando muito na divulgação do esporte, notamos que o aparecimento de novas equipes tem aumentado no decorrer dos anos. Além disso, é um esporte barato entre os esportes paraolímpicos coletivos, porque não exige equipamentos de alto custo: é basicamente a rede, a bola e o espaço”, explica.