Inscrições para o Programa Minas Mundi vão até sexta-feira | EEFFTO - UFMG

Inscrições para o Programa Minas Mundi vão até sexta-feira

31/03/2014 | 12:30

A Diretoria de Relações Internacionais da UFMG (DRI) oferece, por meio do programa Minas Mundi, 621 vagas para intercâmbio em 107 instituições estrangeiras. As inscrições estão abertas até 4 de abril no Portal Minha UFMG.

Para participar, o estudante deverá ter completado no mínimo 20% da carga horária total do seu curso e retornar à UFMG ao término do intercâmbio para cumprir os créditos restantes, necessários à conclusão da graduação.

Alunos do curso de Letras devem estar atentos à habilitação exigida pelas universidades estrangeiras, uma vez que não serão aceitas inscrições para habilitações diferentes daquela na qual o aluno está matriculado. O interessado deve apresentar, no momento da inscrição, comprovante da proficiência exigida pela universidade para a qual pretende se inscrever.

Seleção

A seleção será feita em duas etapas. A primeira, eliminatória, vai analisar a documentação comprobatória da integralização da carga horária do curso e o cálculo do rendimento semestral global (RSG) do estudante em relação à média do curso. O cálculo desses valores será feito no momento da inscrição, sendo levadas em conta as disciplinas cursadas até o segundo semestre de 2013.

A segunda etapa é classificatória e consistirá na arguição oral dos estudantes selecionados na primeira etapa, segundo critérios estabelecidos pelo Comitê de Internacionalização da UFMG. As arguições serão realizadas na língua de proficiência exigida pela instituição estrangeira, podendo haver eventuais perguntas em português.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 2 de junho no site da DRI.

Apoio financeiro

O Fundo de Apoio ao Intercâmbio Internacional Discente da UFMG, constituído pela DRI com apoio da Pró-reitoria de Graduação e da Fump, distribuirá R$1,5 milhão como suporte financeiro. Os estudantes selecionados e interessados em receber esse apoio deverão se submeter à análise socioeconômica a ser realizada pela Fump em chamada especial, a ser divulgada.

Leia o edital.

Redação: Cedecom