EEFFTO recebe visita e debate aberto com Lino Castelanni, importante pesquisador na área da educação física | EEFFTO - UFMG

30/11/2017 | 08:43

Por Júlia Calasans

O Centro de Memória da Educação Física (CEMEF) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) recebe, entre os dias 30 de novembro e 01 de dezembro, a visita de Lino Castelanni Filho, professor da Universidade de Brasília (UNB) e autor do livro "Educação Fìsica no Brasil: a história que não se conta", que completerá trinta anos em 2018 e já está em sua 25º edição.

A visita de Lino à UFMG se dá em razão de um trabalho em conjunto com o CEMEF, que envolve a  organização das entrevistas realizadas por ele no livro Educação Física no Brasil: a história que não se conta As entrevistas envolvem nomes importantes do esporte no Brasil como Maria Lenk, Vinicios Ruas, Waldemar Areno, Moacir Daiuto entre outros. Esse material será doado ao CEMEF, que pretende organizar uma publicação especial no ano que vem.

A primeira edição do livro de Lino Castelanni, disponível no CEMEF - Foto: Assessoria EEFFTO/Jéssica Romero

Além disso, Lino também participará de um diálogo organizado junto ao Núcleo de estudos em Educação Física Escolar (ProEFE), onde discutirá o tema "As Novas Diretrizes Curriculares dos cursos de Graduação em Educação Física: limites e possibilidades". Esse evento acontecerá no dia 01 de dezembro entre 8h e 10h no Auditório Principal da EEFFTO e será aberto para toda a comunidade da Escola.

"É com grande satisfação que venho até Belo Horizonte e na UFMG, pois tenho aqui grandes amigos e parceiros que é sempre bom rever pessoalmente. Além disso, tem a possibilidade de vir conhecer de perto o CEMEF, desenvolver trabalhos e pensar ações conjuntas. Também quero muito conversar e ouvir os alunos da educação física sobre a reforma curricular e das diretrizes do curso, um assunto que vem se arrastando nesse contexto político desde o golpe em 2016. Vamos conversar sobre as implicâncias dessa reforma, seu histórico, os interesses políticos envolvidos e o entendimento disso com imparcialidade nesse momento grave da educação brasileira", disse.

Meily Linhales (coordenadora do CEMEF) e Lino Castelanni - Foto: Assessoria EEFFTO/Jéssica Romero

Lino graduou-se em educação física pela Universidade de São Paulo (USP) em 1974 e é doutor em Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp), onde também foi professor por 29 anos e sob onde é, desde 1999, o pesquisador-líder do grupo Observatório de Políticas de Educação Física, Esporte e Lazer (Observatório do Esporte). Além do livro Educação Física no Brasil: a história que não se conta, Lino também é autor dos livros "Educação Física, Esporte e Lazer: Reflexões nada aleatórias” e "Política Educacional e Educação Física", coautor do livro "Os Jogos de Minha Escola" e organizador do "Gestão Pública e Política de Lazer: A Formação de Agentes Sociais".

À partir das 13h30 ele conversará com a equipe do CEMEF a respeito dos trabalhos realizados pelo grupo, em discussão aberta para a contribuição de todos.