EEFFTO realiza Cerimônia de Colação de Grau para formandos do segundo semestre de 2017 | EEFFTO - UFMG

31/01/2018 | 11:19

Por Júlia Calasans

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) realizou, no dia 30 de janeiro, a Cerimônia de Colação de Grau para os alunos da Escola que concluíram o curso no segundo semestre de 2017. O evento foi realizado no Auditório da Reitoria e graduou 95 alunos, sendo 27 do bacharelado em Educação Física Diurno, 8 do bacharelado em Educação Física Noturno, 12 da licenciatura em Educação Física, 25  do bacharelado em Fisioterapia e 23 do bacharelado em Terapia Ocupacional.

O diretor da Escola, Gustavo Côrtes, presidiu a Cerimônia. Compuseram também a mesa a vice-diretora da Unidade, Lygia Paccini, os professores Gustavo Henrique Cançado, Daniela Vaz e Bruno Bechara, representantes dos colegiados, o Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Anderson Luís Coelho, a representante do Conselho Regional de Educação Física, Katia Lemos, e a secretária Executiva da Escola, Karine Gomes.

Mesa principal contou com representantes de entidades da Educação Física, da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional
Foto: Assessoria EEFFTO/Júlia Calasans

A Colação teve discursos de funcionários da Escola e dos alunos representantes de cada curso. O sentimento coletivo foi de agradecimento e satisfação pela trajetória cumprida e esperanças em relação ao futuro profissional de cada um. A formanda Ana Gabriela de Freitas subiu ao palco para representar a turma de Terapia Ocupacional e fez um discurso emotivo sobre a conquista da turma.

“Os últimos quatro anos foram cheios de desafios que hoje tenho orgulho de dizer que foram superados. Foram muitas as lágrimas, mas também muitos os sorrisos, e após muitas conquistas, chegamos ao fim desta etapa. Agora, temos a honra de levar a nossa profissão para o mundo, seja nos campos da saúde, da educação ou do social. E isso temos que agradecer e em especial à nossa turma, que se uniu nas adversidades e mostrou o significado do trabalho em equipe. Começa agora uma nova jornada onde tenho certeza que continuaremos a nos apoiar e tenho certeza de que chegaremos cada vez mais longe”, disse.

Ana Gabriela de Freitas, agora graduada como terapeuta ocupacional
Foto: Assessoria EEFFTO/Júlia Calasnas

Após os discursos, foram proferidos os juramentos individuais de cada profissão e os alunos foram chamados nominalmente para receberem os cumprimentos da Mesa e assinarem o livro da Colação de Grau. A liberação dos diplomas aconteceu no mesmo dia a partir das 14h. Terminadas as atividades, Gustavo Côrtes fez suas considerações finais, revelando as expectativas da Escola para os formandos.

“A primeira formatura de Lygia e eu na direção não poderia ser mais especial. Não temos dúvida da importância que a Universidade possui no processo de construir um país. Caberá a vocês desenvolverem e devolverem para a sociedade, tão carente de recursos humanos, os conhecimentos adquiridos na formação. A UFMG é uma Instituição reconhecida internacionalmente pela excelência do ensino e vocês serão cobrados com base nisso. Façam valer os esforços de vocês e de todos que os ajudaram no período do curso. Esperamos que vocês nos encham de orgulho. Sejam protagonistas da mudança que vocês querem fazer”, disse.

Gustavo Côrtes e Lygia Paccini, respectivamente também professores do Departamento de Educação Física e de Fisioterapia da EEFFTO
Foto: Assessoria EEFFTO/Júlia Calasans

A vice-diretora Lygia Paccini também fez suas considerações sobre o evento.

“Hoje é um dia especial para os nossos alunos, um momento de muita alegria para a Universidade. É algo importante não apenas para a EEFFTO, que concede o grau para esses alunos, mas também o fechamento de mais um ciclo de formação. E o mais legal é que comemoremos isso juntos, nós e os alunos de todos os cursos da Escola; isso dá um sentido de unidade para essa conquista. Desejo parabéns a esses ex-alunos, futuros profissionais. É um momento de muito orgulho para nós estarmos formando esses quase 100 alunos nesse semestre”, explicou.