Equipe de Taekwondo do CTE encerra temporada de 2017 com medalha de bronze em Seletiva Nacional | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Equipe de Taekwondo do CTE encerra temporada de 2017 com medalha de bronze em Seletiva Nacional

03/03/2018 | 15:00

Por Júlia Calasans

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG é sede, desde 2012, do Projeto de Desenvolvimento Esportivo, que presta assistência ao treinamento de mais de 500 jovens atletas em quatro modalidades. A Equipe de Taekwondo, coordenada pelo professor Cristiano Arruda e treinada pelos técnicos Marcelo Gonçalves e Guilherme Loiola, atende a cerca de 100 atletas atualmente e registrou grandes crescimentos nos cinco anos de Projeto, tendo finalizado com boas expectativas a temporada de 2017.

2017 foi um ano marcante para a Equipe. A parceria entre o CTE e Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Minas Gerais (APCEF/MG) foi estendida, permitindo o atendimento de mais de cento e cinquenta jovens em Belo Horizonte, uma oportunidade de fortalecer a prática do esporte e facilitar a conquista de novos talentos. O time superou seus próprios desempenhos em torneios estaduais e nacionais e participou de sua primeira competição internacional: o Argentina Open, que aconteceu em Buenos Aires. Foram ao todo 121 medalhas conquistadas em 2017, sendo 63 de ouro, 39 de prata e 19 de bronze.

Equipe de Taekwondo no Argentina Open, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de agosto de 2017 em Buenos Aires
Foto: Arquivo Pessoal

"Quando se tem uma equipe e está se iniciando um trabalho, não se analisa tanto a conquista de resultados; a preocupação é com bons desempenhos. E nós vimos isso no time durante 2017. Nossos atletas se saíram bem, é possível ver qualidade nas lutas: nós tivemos mais de um atleta se destacando durante a temporada. Isso é um bom sinal; é um sinal que nosso trabalho está sendo bem feito. Nosso nível subiu muito, nos desenvolvemos. Ainda há o que melhorar na questão emocional dos atletas, mas a parte física os coloca em igualdade com outros competidores do Brasil. Esperamos começar a medir nossa equipe por resultados em breve", considerou o técnico Marcelo Gonçalves.

Todos esforços do Time CTE culminaram na participação da Equipe no Grand Slam 2018, a competição mais importante do Calendário de Taekwondo por decidir, nas três categorias da competição, quais atletas representarão a seleção brasileira em 2018. Mais de 300 atletas participaram dessa seletiva, para a qual o CTE levou oito competidores. Cássia da Silva teve o melhor desempenho da Equipe, conquistando um bronze na categoria adulto feminino até 53kg, mas segundo Cristiano Arruda, todos os competidores se saíram bem no campeonato.

“Todos os atletas tiveram bons desempenho, mesmo que nem todos tenham conseguido resultados. Toda a nossa campanha de 2017 foi boa e esperamos que ela seja ainda melhor daqui para frente, pois acredito que estamos no caminho certo, bem alinhados para conquistarmos resultados melhores. O Grand Slam consagrou uma atleta nossa como a terceira melhor do Brasil! Outras equipes já mais tradicionais no taekwondo não conseguiram resultados tão bons”, disse ele.

Equipe de Taekwondo na Copa Brasil da Modalidade, onde conseguiram sete medalhas
Foto: Arquivo Pessoal

Cássia se diz satisfeita pela experiência no Torneio. Ela elogiou a organização, que deu todo o suporte necessário para os competidores, e também o espaço físico: o Grand Slam foi sediado Centro de Educação Física Almirante Nunes (CEFAN).“Foi uma competição difícil: minhas adversárias estavam bem preparadas e, por ser uma seletiva para integrar no grupo da seleção brasileira, fiquei bem tensa. Felizmente deu tudo certo, cheguei na semifinal. Eu considero um ótimo resultado, pois sou uma atleta iniciante nas competições. Tenho treinado bastante,pois minha meta é melhorar a cada luta. Agradeço todo o apoio da equipe de taekwondo do CTE, pois meus bons resultados são fruto do trabalho deles”, afirmou ela.

A medalhista Cássia e o técnico Marcelo Gonçalves
Foto: Arquivo Pessoal

Agora, segundo o técnico Guilherme Loiola, o CTE mira seus esforços para conseguir levar uma nova equipe numerosa de atletas para a Seletiva Nacional de 2019 e, dessa vez, classificar um atleta para integrar a seleção.

“O plano para 2018 é rodar vários campeonatos, desde os regionais, até nacionais e internacionais para fazermos pontos e nos classificarmos novamente. O time do Taekwondo do CTE se desenvolveu muito em 2017. Tivemos um grande crescimento, os atletas se esforçaram muito; o fato de termos conseguido levar oito atletas até o Grand Slam é a prova disso. Em 2019 esperamos conseguir chegar ainda mais longe”, explicou.