CTE recebe 300 atletas para disputa do I Torneio Metropolitano Infantil a Sênior de natação | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





CTE recebe 300 atletas para disputa do I Torneio Metropolitano Infantil a Sênior de natação

07/03/2018 | 09:13

Por Iago Proença

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG recebeu entre os dias um e três de março o I Torneio Metropolitano Infantil a Sênior de 2018, que contou com cerca de 300 atletas dos principais clubes do estado. A competição foi organizada pela Federação Mineira Aquática.  Entre os participantes 150 são atletas que treinam no Centro.

 

Para grande parte dos nadadores, esta foi a primeira competição do ano e serviu como base para que percebam ou melhorem o desempenho visando a disputa de competições estaduais e nacionais. As médias adquiridas nesse torneio não são computadas para um ranking específico, mas os tempos realizados pelos atletas valem para índices de campeonatos como o Brasileiro de Categoria, Troféu Brasil, Maria Lenk e José Finkel.

O técnico da equipe de natação do CTE Gabriel Quinan analisou a participação dos atletas ligados ao Centro. Ele afirmou que a disputa de competições nesse período são essenciais para organização e direcionamento do treinamento. Mesmo que os tempos não tenham sido muito expressivos são importantes para está organização futura. 

“Acredito que o desempenho dos atletas foi muito bom. Agora esse é o momento que a comissão técnica da natação começa a reorganizar e reestruturar o trabalho a partir dessas respostas que eles obtiveram”, disse.

Segundo Quinan, o foco agora é a preparação para o próximo torneio metropolitano que vale índices para torneios estaduais e nacionais
Foto: Julia Calasans/Ascom EEFFTO

Larissa Lino Morato é atleta da equipe de natação do CTE e compete tanto em maratonas como em piscina. “No retorno das atividades desse ano toda equipe tem se empenhado muito na preparação para competições com o nível técnico muito próximo do metropolitano. A natação é um esporte que exige muita concentração, então quando você está prestes a entrar em uma piscina durante uma competição é um momento muito interno, e não tem como você pensar nos outros e até mesmo na timidez. Você tem que fazer o que é preciso, e o meu caso é nadar”, afirmou.

A técnica Luiza Ferreira (de branco) ao lado da atleta Larissa Lino 
Foto: Iago Proença/Ascom EEFFTO

Manoela da Costa Alves é atleta do Olympico Club e manifestou sua felicidade em disputar a competição no CTE.  “Uma sonho muito pessoal meu para o futuro é a participação em uma Olimpíada. Mas antes, tenho como objetivo em disputar um campeonato brasileiro, pegar um pódio na competição e ser convocada para seleção mineira em uma copa”, disse.

 Manoela da Costa já conhecia a estrutura e a psicina do CTE antes de competir no local
Foto: Iago Proença/Ascom EEFFTO

Pitter Hermann é pai da atleta do Minas Tênis Clube Maria Seifer. Para ele, o apoio e acompanhamento da família  é fundamental para o desenvolvimento da carreira no esporte. "A Maria nada desde criança e nós sempre incentivamos. Com o passar dos anos os técnicos perceberam que ela tinha potencial para competições esportivas, aí ela começou a se dedicar com mais disciplina para ser uma atleta", relatou.

O "pai coruja" contou também que a família tenta até seguir a dieta da filha, que é rigorosa e instruida por nutricionistas. "Ela é muito disciplinada com os treinos e alimentação, então tentamos acompanhar em casa. Mas quando ela me cobra muito eu só respondo que a atleta é ela né? (risos)", disse.


Foto: Iago Proença/Ascom EEFFTO