EEFFTO recebe mais de 80 crianças para seletiva de projeto de Ginástica Artística | EEFFTO - UFMG

06/03/2018 | 09:47

Por Júlia Calasans

Uma oportunidade de aprender a ginástica artística, se divertir e conhecer amigos. Assim foi o último sábado, 03 de março, para as crianças que participaram da seletiva de novos talentos para o Projeto de Ginástica Artística da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), coordenado pela professora Ivana Montandon.

O evento aconteceu no dia 03 de março, durante toda a manhã, e teve a presença de 84 crianças participantes, das quais 25 foram selecionadas para as turmas de equipe e pré-equipe.  O projeto tem o objetivo de treinar e desenvolver atletas visando competições estaduais e nacionais. Os testes levaram em consideração o desenvolvimento físico e técnicos de alguns movimentos elementares para a prática da Ginástica Artística a fim de selecionar biótipos ideais para a modalidade.

“A partir de agora, com os resultados que conseguimos, nossos planos futuros são formar equipes de competição, desenvolvendo um trabalho sério e consciente. Além disso, a partir da ginástica artística, também levamos através do esporte conceitos como disciplina, responsabilidade e educação para a vida”, afirmou Ivana.

Caption

O empreendedor Marco Antônio da Silva, que esteve presente na seletiva com sua filha Maria Luisa, de apenas 4 anos, elogiou a iniciativa da Escola. Para ele, o projeto ajuda a divulgar o esporte e fortalecer as modalidades de ginástica no Brasil.  Dono do bloco de carnaval Anjos do Céu, ele incentiva a filha a se envolver em atividades artísticas, motivo pelo qual a trouxe para a seleção.

“Ela já é bem novinha e já tem um espírito esportivo. Ela vê programas de TV de dança e pratica junto e também gosta de ver esportes. Essas coisas a empolgam. Acredito que a ginástica ensinará disciplina a ela e também ajudará na formação da personalidade. Os resultados são sempre positivos”, disse ele.

Marco Antônio considera que sua inclinação para atividades artísticas influencia a filha positivamente
Foto: Assessoria EEFFTO/Júlia Calasans

A profissional em Educação Física, Lidiane Gomes, trouxe sua filha Sofia Castilho, de seis anos, e a amiga dela, Júlia Azevedo, de sete, para a seletiva. Ela acredita que o UFMG faz bem em utilizar toda a sua influência e credibilidade na área do conhecimento motor para oferecer essa oportunidade às crianças. O desenvolvimento motor é a principal área de interesse de Lidiane em seus estudos na Educação Física.

“Eu não encaro isso apenas como um ginásio de ginástica artística, encaro como um laboratório de ginástica artística. Nessa faixa de idade, o principal benefício que um esporte como esse pode oferecer é um bom desenvolvimento motor para as crianças, independente se ele visa ou não o alto rendimento. Há algo de lúdico nisso que traz, ao mesmo tempo, um auto conhecimento do corpo”, defendeu ela.

Tanto Sofia quando Júlia já praticam balé e estavam empolgadas para a atividade: já praticavam os passos do lado de fora. As duas ficaram impressionadas com o ginásio da EEFFTO e todos os equipamentos, e indicaram quais são as suas atividades de ginástica favoritas para assistirem na TV.

“Eu gosto do bambolê com a fita”, disse Sofia. Já Júlia disse preferir apenas a fita. “Eu gosto de praticar lá em casa, com a fita. Ela é muito linda. É a minha ginástica favorita de assistir”.

Da esquerda para a direita, Lidiane, Sofia e Júlia
Foto: Asessoria EEFFTO/Júlia Calasans

O projeto de extensão em Ginástica Artística é uma atividade oferecida para crianças, jovens e adultos da comunidade em geral com idade a partir de 04 anos e de ambos os sexos. Basta ter interesse em praticar essa modalidade esportiva. O projeto é promovido pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) desde o ano de 1994, sob coordenação da professora Ivana Montandon Soares Aleixo.

As atividades são desenvolvidas com o objetivo de proporcionar a prática da Ginástica Artística através de um trabalho pedagógico, em um ambiente prazeroso, educativo e social. O projeto também contribui para o desenvolvimento e a formação de futuros profissionais de Educação Física específicos desta área, assim como a prática esportiva.