Peneirada do Atletismo do CTE da UFMG reúne cerca de 300 candidatos | EEFFTO - UFMG

Peneirada do Atletismo do CTE da UFMG reúne cerca de 300 candidatos

07/03/2018 | 18:19

Por Iago Proença

Nem mesmo o calor de 30 graus afastou os interessados em participar da peneirada organizada pelo Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG que recebeu no último sábado dia 03 de março mais de 300 crianças e adolescentes para seletiva para equipe de atletismo do CTE. Após o ato de inscrição os participantes foram pesados e tiraram suas medidas, antes da realização dos testes que foram divididos em módulos entre eles: corrida de velocidade, salto em distância, lançamento de pelota e corrida de resistência. Todas foram realizadas de forma ordenada aonde todos puderam testar suas habilidades e desempenho.

Os escolhidos treinarão no Centro, representando diferentes clubes mineiros. A maior parte dos atletas do CTE competem pelo time da Associação Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF-MG). O resultado final da prova será divulgado em breve pela organização do evento.

O supervisor de atletismo do CTE Leszek Antoni Szmuchrowski falou sobre o sucesso dessa edição da peneira. E afirmou que cerca de 70 ou mais participantes serão selecionados para fazer parte da equipe.

“Melhor peneirada de todas que realizamos até hoje na equipe de atletismo do CTE, realmente foi uma surpresa muito grande. Não sei ainda ao certo o número exato de participantes que nós tivemos aqui hoje, porque nossos números acabaram e, tivemos que reutiliza-los de forma invertida para receber toda a turma que queria participar”, afirmou.

Leszek Szmuchrowski é professor do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Foto: Banco de Imagens/Ascom EEFFTO

O docente falou ainda sobre os novos rumos do esporte no Brasil, principalmente no que diz respeito ao atletismo que começa a ganhar um novo público. Levando em conta que o país recebeu recentemente uma disputa dos jogos Olímpicos Rio 2016.

“Finalmente se fala que existam outras modalidades também, e como disse recentemente em uma entrevista ao Bom Dia Minas da TV Globo, hoje no atletismo qualquer biótipo tem sua prova. Tem mais que vinte provas têm para altos, magros, fortes, gordinhos, como por exemplo: no arremesso de peso; Tem para os magrinhos, baixinhos, nas provas de resistência de fundo. Aqui realmente temos leques de possibilidades para biótipos diferentes, por isso pessoas percebam que chegando aqui possam se engrenhar no sistema”, disse.

Aparecida Maria da Cunha é professora e trouxe sua filha para participar da peneirada do CTE. Ela explicou que o interesse principal para participação da adolescente se refere a uma preocupação com a disciplina e possivelmente por um interesse dela maior pelo esporte.

“Estava procurando uma atividade física para praticar, e comecei a procurar alguma que ela gostasse. Quando falei que era para corrida de velocidade ela achou interessante e acabei trazendo ela para peneirada”, falou Aparecida.

A estrutura do CTE é muito boa, tenho pesquisado sobre centro mais hoje é a primeira vez que eu o conheço de perto
Foto: Iago Proença/Ascom EEFFTO

Emily Sara participou da peneirada e falou ainda sobre a expectativa para fazer parte da equipe de atletismo do centro de treinamento. Segundo ela foi muito interessante poder competir junto com os colegas da escola que também participaram da atividade.

“Em alguma das atividades realizadas hoje eu fui uma das melhores, nas demais eu não tive um desempenho bom. Essas atividades eu já sabia que não tinha condições de realiza-las, mesmo assim tentei dar o melhor de mim em todas”, ponderou.

Emily Sara participou da peneirada com um grupo de estudantes da Escola Municipal Conego Cerqueira
Foto: Iago Proença/Ascom EEFFTO

Gabriel Davi Avila tem 13 anos e veio participar da peneirada por indicação de sua Personal Treiner que o incentiva a realizar diversas atividades físicas. Ele falou sobre as atividades físicas que prática e a qual modalidade ele deve ter bons resultados.

“Acredito que tenho boas chances na corrida no tiro livre, pois tenho mais massa e mais força do que a maioria dos competidores dessa faixa etária. Além disso, acho que fui bem na prova na corrida na pista”, disse.

Gabriel Davi pratica ainda Muay Thai e, musculação desde 2016