EEFFTO promove ação sobre sofrimento mental na universidade atividade foi realizada durante a VI Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG | EEFFTO - UFMG

17/05/2018 | 10:33

Por Janaína Almeida

O Espaço do Xadrez da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) recebeu nesta quarta-feira, dia 16 de maio uma ação realizada em forma de "conversatório" (mesa redonda) para alunos, servidores e professores com o tema “Sofrimento mental na Universidade: vamos falar sobre isto”.  A atividade faz parte da VI Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG.

O Diretor da EEFFTO, Gustavo Pereira Côrtes, abriu a roda de conversa ressaltando a importância de discussões sobre saúde mental, uma vez que é um tema inerente a condição humana e atinge direta ou indiretamente a todos.

“O objetivo proposto pelo debate é aumentar a escuta e a representatividade de todos que compõe o ambiente acadêmico para permitir que a Escola tenha meios de ajudar quem precisa dentro do nosso espaço para que a interação entre as partes aconteça da melhor maneira possivél”, comentou.

As relações interpessoais precisam melhorar em todos os níveis. Seja entre professor e servidor, aluno e professores é preciso envolver todos os atores da nossa comunidade para uma boa convivência
Foto: Janaína Almeida/Assessoria EEFFTO

A professora no departamento de Terapia Ocupacional e coordenadora do Colegiado de Graduação, Rosangela Gomes, também falou sobre o objetivo e a importância do evento.

"A ideia do Conversatório é criar um ambiente coletivo de diálogo onde as pessoas possam falar e a gente possa escutar para que elas sejam acolhidas não só na questão do sofrimento e da saúde mental, mas como nós podemos nos apoiar nos processo de ensino e aprendizagem, na Escola e nos processos de trabalho", disse.

Há um interesse para que possamos apoiar os nossos projetos de vida no contexto da nossa Escola
Foto: Janaína Almeida/Assessoria EEFFTO

Taís Dias Mota, aluna do curso de Terapia Ocupacional da EEFFTO ressaltou que o fato do evento ter sido promovido pela direção e todos os departamentos foi um grande incentivo.

“Essa iniciativa da direção é um benéfico para todos nós, pois unifica algo que já era visto pelos alunos como uma necessidade. Essa já era uma pauta entre os alunos, o colegiado de TO e alguns professores, mas tendo um evento como o que tivemos aqui, há uma unificação, ampliação e fortalecimento do movimento.”

Temos que aproveitar a Universidade de uma forma diferente e tornar a nossa rotina menos estressante
Foto: Janaína Almeida/Assessoria EEFFTO

Cerca de 60 pessoas participaram do evento e demonstraram interesse em se manifestar e ampliar a roda de conversa dentro da Unidade. Foram discutidas questões como o preconceito, a pressão pelo sucesso acadêmico, a quantificação do trabalho, racismo, a constante competição entre as pessoas, a falta de empatia, as pressões sociais da família, dos amigos e dos companheiros (as) que levam as pessoas a se desestruturarem e sofrerem com doenças psíquicas não só no ambiente acadêmico como em todos os aspectos da vida.

Davi Marins, Gerente de Recursos Humanos da EEFFTO, destacou o problema que é enfrentado nos dias de hoje, onde as pessoas acabam esquecendo o coletivo e se preocupam apenas com o seu processo individual.

“Vivemos numa sociedade doente e adoecedora onde somos seres sociáveis, mas, de forma errada, vivemos em função do eu. Precisamos escutar e estar atento ao outro, o melhor é que todos sejam felizes. Conversas como essa é de extrema importância, pois dá protagonismo as pessoas, dá voz par que elas possam falar”.

Esse encontro é também uma oportunidade para que as pessoas conheçam o que já existe de movimentos para promoção da saúde mental e até mesmo acolher ideias para que possamos progredir melhorar, adaptar e evoluir esses movimentos e essas ações
Foto: Janaína Almeida/Assessoria EEFFTO

O servidor do setor de TI, Gustavo também se manifestou em defesa da importância do evento.

“O mais interessante é que estamos aqui, alunos, técnicos, professores, todos buscando falar a mesma língua e essa parceria, esse contato com as pessoas ajuda a todos. Conversas como a que estamos tendo dão o caminho e a orientação necessária para aqueles que precisam de ajuda, é uma rede do bem".

Tudo que tem a ver com qualidade de vida e que a gente pode promover é extremamente importante
Foto: Janaína Almeida/Assessoria EEFFTO

Os participantes ainda sugeriram formas de aproximar a instituição, os alunos e servidores, como a criação de um espaço para estas discussões, melhoria nos canais de comunicação, ações periódicas e integradas de todos os departamentos para uma maior familiaridade da temática e uma verdadeira mudança de atitude de todos que compõe a comunidade acadêmica na busca de criar um processo de enfrentamento da situação que é muito complexa e delicada.

A VI semana de saúde mental e Inclusão Social da UFMG continua até o dia 19 de maio e quem tiver interesse em participar pode conferir a programação no site: https://sextasemanasmisufmg.wordpress.com/programacao-2/.