Revista da UFMG recebe artigos para próxima edição | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Revista da UFMG recebe artigos para próxima edição

16/04/2014 | 14:30

Mudança, transformação, diferenciação, progresso. Embora mais ligado ao campo da biologia, sobretudo a partir dos estudos de Charles Darwin, o conceito de evolução tem sido apropriado por diversas áreas do conhecimento. A temática está na pauta da Revista da UFMG, que recebe artigos para sua próxima edição a ser publicada neste primeiro semestre. Os textos devem ser submetidos até 31 de maio.

“A temática é cara também a áreas como economia, música e história, além da biologia”, lembra a professora Heloisa Soares de Moura Costa, do IGC, integrante do Conselho Editorial da Revista. “O objetivo da edição é refletir questões como a aplicação da ideia de evolução aos processos de transformação social. O recurso a elementos da biologia para compreensão das sociedades humanas é alvo de críticas já que não atenderia à complexidade do tecido social”, ela exemplifica.

Débora D’Avila Reis, do Instituto de Ciências Biológicas, lembra que, na biologia, evolução não tem a conotação de desenvolvimento, como algumas áreas de conhecimento sugerem ao se apropriarem do termo; o sentido é o de transformação. “Pensamos em convidar um especialista exatamente para escrever sobre como tem sido a utilização de metáforas biológicas em campos diversos”, revela a professora, que também faz parte do conselho editorial da publicação.

Outro assunto que pode ser tema de artigo, segundo Débora, é a repercussão no Brasil da Teoria da Evolução, desde a época de sua publicação até os dias de hoje.

Outro participante das conversas que levaram à definição do tema, o professor Hugo da Gama Cerqueira, da Faculdade de Ciências Econômicas, lembra que Charles Darwin era leitor de Malthus e influenciado pelo liberalismo econômico, e que autores importantes passaram a defender que a economia deveria ser tratada como uma ciência evolucionista.

“Para Thorstein Veblen, por exemplo, a economia não estava à altura dos padrões modernos, porque lhe faltava a abordagem evolucionista”, diz Cerqueira, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFMG. Ele afirma que o tema é complexo, com “muitas portas de entrada”, e que a expectativa é de que os artigos tragam diferentes pontos de vista, e não apenas no aspecto disciplinar.

Os artigos para o v. 21, nº 1 da Revista da UFMG, que devem estar adequados às normas para publicação (http://goo.gl/VkFW0u), devem ser enviados à Comissão Editorial por meio do endereço revistadaufmg@ufmg.br ou pelo serviço dos correios (Av. Antônio Carlos, 6627, prédio da Face, sala 3.011, Belo Horizonte/ MG, CEP: 31.270-901)

Redação: Cedecom