CTE UFMG recebe festivais da Federação Mineira de Atletismo | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





CTE UFMG recebe festivais da Federação Mineira de Atletismo

15/06/2018 | 14:09

Por Isabela Trindade e Janaína Almeida

No dia 09 de junho, sábado, o Centro de Treinamento Esportivo (CTE) UFMG sediou o I Festival de Atletismo Universitário e o III Festival Aberto de Atletismo da Federação Mineira de Atletismo (FMA). Os eventos foram promovidos pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e realizados pela FMA, com apoio do CTE.

Os torneios tem como objetivo a divulgação da prática do atletismo universitário e a integração social e esportiva da comunidade acadêmica. Além disso, também buscam a promoção de incentivo à prática desportiva pelos alunos, associando teoria e prática em um ambiente respeitoso, amigável e solidário.

Na prova de arremesso de peso, a esfera pode ser de chumbo ou bronze, e o diâmetro e peso do objeto variam, dependendo da categoria
Foto: Isabela Trindade/Assessoria EEFFTO

O Festival de Atletismo Universitário da FMA ocorreu na parte da manhã e foi o primeiro realizado inteiramente dentro do âmbito das universidades, contando com alunos matriculados regularmente nos cursos das Instituições de Ensino Superior convidadas.

Foram realizadas provas de diversas modalidades, tanto individuais quanto em equipe. Salto em altura e em distância, arremesso de peso, corridas de 100, 300, 800 e 5000 metros, revezamento 4x100m e corrida de 110m com barreiras estavam na programação e trouxeram inúmeros atletas para a pista de atletismo do Centro de Treinamento.

Divania Pereira Almeida, do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, estava entre os alunos participantes das provas de salto em altura e corrida de 100m, e conquistou a medalha de ouro na primeira modalidade, da qual era iniciante em competição. Ela percebeu desde a infância a importância da movimentação do corpo humano, fato que a fez se interessar pela área da Educação Física e dos esportes.

Para Divania, os atletas presentes estavam muito bem preparados e bastante motivados
Foto: Isabela Trindade/Assessoria EEFFTO

“Desde criança sempre gostei muito da prática de esportes, tanto que atualmente estou cursando Educação Física. O corpo foi feito basicamente para se movimentar então o maior desafio pra mim é, com certeza, vencer meus limites. Eu nunca havia competido em uma pista profissional e foi a primeira vez que eu participei dessa prova de salto em altura, então estou bem feliz com o resultado”, disse.

O torneio concedeu medalha de participação para todos os inscritos que terminaram as provas, além da premiação no pódio para o primeiro, segundo e terceiro colocados em cada modalidade. O árbitro oficial de partida, Sérgio Ramos, considerou o evento uma boa oportunidade para a divulgação do esporte, algo que julga extremamente necessário, tanto para uma maior conhecimento da comunidade sobre o atletismo e seus benefícios quanto para a valorização do atleta e das equipes.

“Praticamente tudo no Brasil é voltado para o futebol e, às vezes, para o vôlei e o basquete. O atletismo acaba sendo deixado bastante de lado, talvez por falta de conhecimento das pessoas. A prática do esporte é quase inexistente e é somente realizada por quem gosta e já vive do atletismo. Esse torneio vem justamente pra poder divulgar, crescer, e mostrar que temos ótimos atletas aqui", afirmou.

Sérgio acredita que o evento foi uma ótima forma de interação entre as universidades participantes
Foto: Isabela Trindade/Assessoria EEFFTO

Ele também comentou sobre o trabalho de formação de atletas realizado por outros clubes e equipes do Brasil, que vai muito além da busca por bons resultados em pistas.

"No próprio CTE é realizado um trabalho muito bacana de formação de profissionais, e não só aqui. Existem também equipes como o Clã Delfos, SESI Gravatás, Poços de Caldas, o Cria Lavras, entre outras, e esse trabalho com as universidades vem pra formar treinadores, mesmo que não sejam atletas, entre outras coisas”, ressaltou.

Silvério José da Costa participou do Festival como atleta convidado pelos Correios e correu nas provas de 800m e 5000m. Corredor de ruas e de pistas, Silvério acredita que o evento atraiu o público jovem, além do máster, o que resultou em uma boa mistura.

Silvério completou a corrida de 5000m em 19 minutos
Foto: Isabela Trindade/Assessoria EEFFTO

“Eu já trabalhei como staff na Federação por um tempo, então sei como fazer parte do mundo esportivo é gostoso e prazeroso. Sabendo disso, acredito que a maior importância do esporte, principalmente em se tratando do atletismo, é a oportunidade dada para muitos jovens de conhecer esta área que, quando levada a sério, rende bons frutos e pode resultar no desenvolvimento de uma profissão no ramo”, comentou.

Campeonato Estadual Mineiro Caixa de Atletismo sub-20:

No período da tarde, entre as 13:30 e 19h, o CTE recebeu a etapa única do Campeonato Estadual Mineiro Caixa de Atletismo sub-20 que contou com a participação de atletas de diversas localidades e diferentes modalidades de atletismo. Além de ser uma oportunidade dos competidores melhorarem as suas marcas, o campeonato serviu também como última preparação para o Campeonato Brasileiro de Atletismo sub-20 que ocorrerá nos dias 22 a 24 de junho, em Bragança Paulista.

A atleta Ana Carolina Miguel da Silva competiu na prova de arremesso de peso buscando alcançar o índice para o Campeonato Mundial Sub-20. Ela comentou sobre a sua paixão pelo esporte e a importância de ter uma estrutura como a do CTE na sua preparação.

“Eu comecei a gostar do atletismo quando representava a escola nos jogos entre as escolas da rede Filhas de Jesus. Já pratico há 4 anos e treinar no CTE é muito bom por causa da estrutura, os equipamentos são todos de qualidade, coisa de primeiro mundo que ajuda muito a gente”, ressaltou.

Ana Carolina alcançou a marca de 32,80m e conquistou o terceiro lugar na prova de arremesso de peso
Foto: Janaína Almeida/Assessoria EEFFTO 

O presidente da Federação Mineira de Atletismo, Mauro Roberto Fonseca França, que participou da cerimônia de premiação de alguns atletas, lamentou a desistência de muitos dos inscritos no evento.

“Tinha mais atletas inscritos mas o campeonato foi adiado devido à greve dos caminhoneiros e isso prejudicou bastante. Nós tínhamos atletas de mais três estados que não vieram devido a mudança de data. Até mesmo as próprias equipes de Minas Gerais tiveram dificuldade pra vir”, disse.  

Mauro estará a frente da presidência da Federação Mineira de Atletismo até 2021
Foto: Janaína Almeida/Assessoria EEFFTO

Mauro ainda ressaltou a excelência do CTE e a importância de eventos como este para toda a comunidade envolvida com o Atletismo.

“Um espaço como CTE ajuda o atleta a se preparar melhor e obter bons resultados. E ter competições como esta é importante para os atletas, para essa avaliação do treinamento por ele mesmo, pelos treinadores e, pra nós da Federação, é importante também pois estamos cumprindo rigorosamente o calendário que a Federação propõe em consonância com o calendário da Confederação Brasileira de Atletismo", destacou.

Técnico do CTE, Márcio Viana Prudêncio, destacou que a preparação da sua equipe de salto com vara foi uma das melhores já feitas e comentou sobre os resultados obtidos na competição. 

“Nós voltamos essa semana de São Paulo, de um camping que a gente foi fazer lá no Esporte Clube Pinheiros, com um treinador mais experiente, o Henrique Martins. Lá foi muito produtivo. Nós, tanto os atletas quanto eu, aprendemos muita coisa. Infelizmente isso não se reverteu no resultado que esperávamos aqui mas vamos continuar nos preparando para o campeonato Brasileiro sub-20 em Bragança Paulista. ”

Entre atleta e treinador, Márcio já acumula quase 30 anos de experiência no atletismo
Foto: Janaína Almeida/Assessoria EEFFTO

O treinador reconheceu também o empenho da Federação para garantir oportunidades para o atletismo em Minas Gerais.

“A Federação tem se superado, tem trabalhado muito para organizar as competições, falta muita coisa, obviamente, não por culpa da federação, mas por culpa do todo, mais competições, mais atletas praticando, mais adversários, que estimule o crescimento. A gente só cresce quando a gente é desafiado, se a gente não é desafiado a gente entra naquela zona de conforto, e as coisas não andam", comentou.