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EEFFTO recebe Encontro de Formação da Equipe do PELC

03/07/2018 | 10:19

Por *Assessoria EEFFTO

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) UFMG recebeu entre os dias 14 e 16 de junho o Encontro de Formação da Equipe do Programa de Acompanhamento e Avaliação dos Programas de Esporte e Lazer do Ministério do Esporte (ME). O evento contou com a participação dos representantes de cinco dos seis projetos dos Programas Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e de inúmeros formadores, vindos de diversas partes do país.

No dia 14 de junho, quinta-feira, foi realizada a abertura oficial do evento no Auditório Principal da EEFFTO. A mesa foi composta pelo Diretor da Unidade, Gustavo Pereira Côrtes; professor Hélder Ferreira Isayama do Departamento de Educação Física, representante da equipe gestora do PELC, e Hudson Gonçalves das Neves, Coordenador Geral de Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte.

Gustavo Côrtes (ao centro) reiterou a importância do PELC como forma de levar à comunidade novas oportunidades e opções de práticas ligadas ao lazer
Foto: Iago Proença

Hudson Gonçalves das Neves reforçou a necessidade dos "Encontros de Formação" no processo de desenvolvimento das equipes e dos participantes, como uma das metas do projeto. A parceria já consolidada entre o Ministério e a UFMG tem dado um bom retorno sobre esse processo, tendo a meta como resultado mais expressivo.

“As atividades desenvolvidas pelo PELC nos últimos anos têm sido fundamentais no fortalecimento da política como um todo. O Programa, na sua essência, visa fortalecer as relações da própria comunidade, dos recursos humanos que são envolvidos e da própria política de lazer e inclusão social. Temos conseguido garantir essa continuidade nas últimas gestões, por meio dos processos formativos e do acompanhamento e monitoramento de todas as ações”, enfatizou.

O PELC na sua essência visa fortalecer as relações da própria comunidade, dos recursos humanos que são envolvidos e da própria política de lazer e inclusão social. 
Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO

O professor Hélder Ferreira Isayama contou que houve uma redução da verba do ME e, por causa disso, o próprio esporte está recebendo menos investimentos. Entretanto, ele afirmou que o grupo presente era maior que o do último evento, o que mostra que, mesmo com as dificuldades enfrentadas, o TED da UFMG tem crescido e, junto a isso, as responsabilidades também. Para o docente, o Programa busca propagar o conhecimento de uma maneira que englobe toda a equipe de forma conjunta.

Hélder (a esquerda) afirmou que a manutenção do projeto ocorre, principalmente, pelas ações que cada formador realiza no dia-a-dia, contribuindo para a garantia do direito social ao lazer.
Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO

Após cerimônia de abertura, as equipes realizaram uma apresentação das metas do projeto. O docente Luciano Pereira da Silva, do Departamento de Educação Física da EEFFTO, mediou a atividade em formato de fórum e os responsáveis dissertaram sobre as cinco metas de forma geral, seus objetivos, desafios, ações já realizadas e perspectivas para o futuro.

A equipe de formação foi representada pelo professor José Alfredo Oliveira Debortoli, que durante sua fala, afirmou que, apenas no último ano, o projeto realizou 107 formações. Ele enfatizou os desafios ligado a parcerias com grandes convênios, que dificultam a atuação em vários municípios.

"Esse empasse pode ocorrer em mais de uma localização em um só estado ao mesmo tempo. Além disso, temos ainda o conflito entre as expectativas e a realidade do processo", disse.

José Alfredo falou sobre a proposta de um livro, que procurará enfatizar as práticas culturais e sociais
Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO

A professora Márcia Miranda Soares falou sobre o MIMBOÉ. Ela explicou que o projeto busca monitorar e avaliar periodicamente a execução e os resultados do PELC e do Programa Vida Saudável (VS), por meio de coleta, alimentação, armazenamento e processamento de informações online.

"Já foram feitos diversos relatórios com os resultados encontrados, além da definição de uma metodologia baseada na realização de oficinas para elaboração de um Plano de Ação e do lançamento do livro “Avaliação”, da Educação a Distância (EaD)", ponderou.

Márcia Miranda é docente do Departamento de Ciência Política da UFMG
Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO

A equipe EaD representada pela professora Elisângela Chaves, explicou o objetivo da Educação a Distância. Segundo ela, esse processo atende as necessidades dos agentes sociais distribuídos nos diferentes núcleos conveniados com o Ministério do Esporte.

"Atualmente são ofertados 20 cursos com diferentes temáticas, abertos à comunidade em geral. Para o futuro do projeto, é visualizada a criação de linhas de pesquisa dentro da equipe de tutoria, uma parceria com os novos projetos do Rio de Janeiro e aperfeiçoamento do site", disse.

 Ainda segundo Elisângela a continuidade dos estudos da equipe de tutoria e um Projeto Piloto com a equipe de Formação Presencial também são visados
Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO

A professora Silvana Vilodre Goellner, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), discursou sobre o Projeto Memórias. A docente realizou uma apresentação sobre como o projeto tem construído registros sobre a memória do PELC/VS, gerando informações de natureza acadêmica, histórica, de divulgação, entre outras.

"Até o momento, 618 entrevistas já foram publicadas online para a construção deste acervo, além da publicação de e-books, que ocorre uma vez a cada semestre, da realização de exposições, do levantamento de publicações e da criação de duas disciplinas na EaD", afirmou.

Futuramente, o Projeto Memórias pretende ofertar uma disciplina optativa e um curso de extensão e realizar oficinas sobre memória nos Encontros e exposições temáticas
Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO

O professor Sílvio Ricardo falou sobre o Programa Emergencial de ações sociais para o estado do Rio de Janeiro e seus municípios. Ele explicou os objetivos do programa, e apontou algumas novidades que já estão sendo implantadas.

"Os principais objetivos são a garantia dos direitos humanos, a proteção básica e especial e a realização de atividades culturais, desportivas e de lazer. Nesse momento, dois projetos novos estão em processo de implantação: o Virando o Jogo, ainda em fase inicial, e o Esporte e Cidadania, que busca democratizar o acesso ao esporte a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e está em fase mais avançada", disse.

Sexta-feira, dia 15 de junho:

As atividades do segundo dia do encontro tiveram início às 9h da manhã, e foram realizadas em um formato diferente do primeiro dia. As equipes de cada uma das metas se organizaram em diferentes salas da EEFFTO e realizaram, simultaneamente, apresentações sobre alguns dos aspectos de seus respectivos programas.

A equipe do Programa Esporte e Cidadania se reuniu na sala 07 e fez um balanço das visitas aos núcleos realizadas pela equipe da UFRJ, além de uma apresentação do Sistema de Monitoramento e Avaliação para o Programa. Enquanto isso, o grupo de trabalho da Formação se agrupou na sala 08 e, em momentos distintos, realizou uma reunião dos grupos de formadores com respectivos articuladores e uma apresentação e discussão da programação referência (MI1, MI2, AV1 e AV2) para PELC Urbano e Vida Saudável.

Já a equipe da EaD se articulou na sala 06 em vários momentos. Inicialmente, houve uma apresentação dos dados gerais do funcionamento dos cursos, com foco nos alunos do PELC. Em seguida, foram as propostas dos grupos de pesquisa, dados atuais, desafios e avanços foram discutidos. Na última parte da manhã, ocorreu um debate e levantamento de contribuição dos grupos com o apontamento de ações para potencializar a participação dos alunos do PELC nos cursos.

No turno da tarde, foram apresentadas as supervisões de tutoria, com uma exposição dos levantamentos de dificuldades e ações de cada grupo. Neste meio tempo, a coordenação do MIMBOÉ estava com uma programação externa. Já a equipe do Projeto Memórias acompanhou as demais metas para, posteriormente, fazer a memória do evento.

Às 16h15 ocorreu, no Auditório Professor Hélio de Sena Figueiredo, da Faculdade de Odontologia da UFMG, uma conferência com o antropólogo José Guilherme Magnani sobre as contribuições da etnografia para as ações de formação e acompanhamento dos programas de esporte e lazer do Ministério do Esporte.

Durante sua fala, José Guilherme afirmou que existem, atualmente, novas formas de entendimento do lazer. Por muito tempo, este foi visto apenas como uma atividade recreativa para ser realizada durante o tempo livre e, às vezes, até como uma mercadoria. No entanto, é preciso repensar esta ideia tradicional, pois o lazer deve ser entendido como algo simples e presente no cotidiano de todos.

”Esta nova articulação do lazer e a dinâmica social tem que ser considerada pela Academia. O grupo de lazer da UFMG é muito atuante, está escrevendo e produzindo muitos trabalhos, o que já é um avanço. Por outro lado, a uiversidade tem que romper os muros e fazer com que isso chegue ao público. Este evento do Ministério do Esporte do qual estou participando é uma tentativa para que esses avanços na Academia sejam compartilhados e experimentados juntos com a população, que muitas vezes não tem conhecimento”, disse.

José Guilherme (esquerda) é professor titular do Departamento de Antropologia da FFLCH da USP
Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO

Magnani contou ainda que, em muitos estudos realizados por ele, houve uma parceria entre a antropologia, sua área de formação, e a sociologia, o que antes gerava conflito. Ele falou que existe um novo pensamento que incentiva as trocas de conhecimentos, ao invés de cada pesquisador se concentrar em seu campo de pesquisa e em seu próprio recorte.

No último dia de encontro, as equipes se dividiram novamente pelas salas da EEFFTO, pela manhã, para um último momento de apresentações e discussões. A equipe do Projeto Memórias acompanhou mais uma vez as demais metas para a posterior produção da memória do evento.

A equipe do Programa Esporte e Cidadania se reuniu na sala 07 para discutir as diretrizes para formação dos agentes sociais do Programa. Já o grupo de Formação apresentou e discutiu a programação referência (MI1, MI2, AV1 e AV2) para PELC Povos e Comunidades Tradicionais na sala 08. Também nesta mesma sala, a equipe da EaD definiu o cronograma e as metas para os próximos meses em relação aos debates e desafios da tutoria e da gestão. Num segundo momento, foi realizada uma reunião da Formação com a Educação a Distância e com a coordenadoria do MIMBOÉ.

Às 14h30, os grupos se encontraram no Auditório Principal da Escola para uma apresentação e discussão dos encaminhamentos definidos por cada meta. Além disso, houve um momento de avaliação do evento como um todo, seguido pelo encerramento do Encontro de Formação.

* Por Cíntia Militina, Iago Proença e Isabela Trindade