Alunos do curso de Educação Física fazem exposição de trabalhos da disciplina Sociologia do Esporte | EEFFTO - UFMG

25/06/2018 | 09:01

Por Janaína Almeida

Alunos do 4º período de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) realizaram no dia 21, uma exposição de trabalhos para a disciplina Sociologia do Esporte, lecionada pela professora Ana Cláudia Porfílio Couto.

A atividade foi organizada pela aluna de mestrado e estagiária docente na disciplina, Tassiana Soares de Oliveira que comentou sobre a proposta que foi feita aos acadêmicos dentro da disciplina.

“Os alunos hoje estão apresentando um pôster onde cada grupo teve uma temática e eles tiveram que relacionar essa temática com as mídias. Eles deveriam mostrar qual foi a influência das mídias em cima de cada temática. Então, foram abordados diversos assuntos como esporte escolar, mercado de trabalho e políticas públicas. Os alunos escolheram a mídia da preferência deles e fizeram a relação com a temática inicial".

A professora Ana Cláudia (a esquerda) e a aluna de mestrado Tassiana Soares se mostraram satisfeitas com o resuldado dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos
Foto: Janaína Almeida/Assessoria EEFFTO

Ana Cláudia Porfílio Couto, professora da disciplina, destacou que a avaliação dos alunos é feita por pessoas de fora, o que permite que os alunos tenham uma experiência diferente da que eles têm em sala de aula, além disso, ela ressaltou ainda a importância do uso de diferentes mídias no trabalho elaborado pelos alunos.

“A pesquisa foi feita em todo tipo de mídia, mídia impressa, mídia televisiva, mídia falada, Facebook, blog, WhatsApp, qualquer tipo de veículo de comunicação que a gente tem hoje para exatamente buscar como que o esporte está diante da sociedade sendo apresentado nas mídias", disse.

A acadêmica Ester Borges Oliveira, do 4º período de Educação Física, considerou importante a atividade por ser uma forma de levar para fora da sala de aula o conhecimento adquirido ao longo do semestre. A aluna explicou ainda qual o projeto que ela e o seu grupo apresentou.

“O nosso projeto foi feito para abordar “a influencia das mídias nos esportes de participação”. A gente abordou principalmente as políticas públicas de esporte e participação e englobou a volta internacional da Pampulha. O nosso trabalho explica qual a empresa que organiza, quais as mídias que estão incluídas, que fazem a cobertura, a divulgação da corrida e nós explicamos também qual a influência dessas mídias além de levantar uma discussão sobre a inclusão social que o esporte trás, seja na corrida ou em qualquer outro tipo de esporte", concluiu.

Atividades assim são importantes para que a gente se acostume com um público grande porque isso facilita em situações futuras como na apresentação do TCC.
Foto: Janaína Almeida/Assessoria EEFFTO