Seminário das disciplinas de estágio do curso de Educação Física é destaque da semana na EEFFTO | EEFFTO - UFMG

06/07/2018 | 10:15

Por Janaína Almeida

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) recebeu na última quinta-feira (05), no espaço do Xadrez, uma amostra de trabalhos desenvolvida pelos alunos do curso de Educação Física e coordenada pelos professores Cláudio Márcio de Oliveira, José Ângelo Garíbio e Admir Almeida Júnior. A atividade foi resultado do que foi produzido nas disciplinas de estágio cursadas pelos alunos da licenciatura e foi composta por três tipos diferentes de recursos expositivos: texto, fotografia e vídeo.

O professor José Ângelo Garíbio comentou sobre a dinâmica da exposição e ressaltou que ele, juntamente com os outros dois professores das disciplinas de estágio, buscam orientar os alunos a registrarem suas experiências nas escolas

“Esse é um evento que acontece todo semestre, ele encerra as atividades de estágio da licenciatura. São diferentes tipos de recursos de registros utilizados aqui, um registro que a gente denomina de ‘pipoca pedagógica’ que é um texto escrito de um caso ou de um fato ocorrido na experiência de estágio. Tem o outro registro que é através do recurso da fotografia, e o terceiro registro que se utiliza é a construção de vídeos. Então nós temos aqui um varal com as ‘pipocas pedagógicas’, os murais com as fotografias e a mesa do xadrez com os computadores com vídeos produzidos pelos alunos. O intuito da atividade é que os alunos entendam a necessidade do registro da experiência pedagógica, não só como estudantes, mas que isso permaneça como uma cultura quando eles se tornarem profissionais”, explicou.

Segundo o professor José Ângelo, tudo o que foi combinado com os estudantes foi feito e resultou em uma exposição bastante rica.
Foto: Janaína Almeida/ Assessoria EEFFTO

Cláudio Márcio de Oliveira, discente das disciplinas de estágio 1 e 3, se mostrou extremamente satisfeito com o conteúdo produzido e exposto pelos alunos.

“A ideia nessa mostra de estágios é fazer o trânsito entre linguagens diferentes para expressar tanto a realidade das escolas quanto a realidade e os desafios da prática de ensino dos professores de Educação Física. Eu, particularmente, estou emocionado com o resultado obtido aqui hoje, arrisco a dizer que foi a síntese de produção mais legal que a gente teve desde o início do nosso trabalho conjunto como equipe de estágio que vem ocorrendo desde 2016", ressaltou.

Temos uma perspectiva  de amadurecimento teórico-prático dessas questões da formação de professores e esse tipo de atividade nos ajuda nesse sentido. Comentou Cláudio.
Foto: Janaína Almeida/ Assessoria EEFFTO

Professor Admir, que faz parte da equipe de estágio desde 2016 e divive a disciplina de estágio 2 com o professor José Ângelo, falou sobre a importância desse seminário para a construção profissional dos alunos

“Acreditamos que esse processo de olhar com cuidado o cotidiano da escola, perceber as relações, selecionar imagens e produzi-las, faz com que os alunos desenvolvam um processo de reflexão muito interessante. De um modo geral, o seminário como um todo tem se mostrado como um espaço muito importante de síntese da experiência dos alunos dentro das disciplinas de estágio e de todo um aprendizado produzido nas escolas”, disse.

Professor Admir (à esquerda), professor Cláudio (no centro) e professor Jose Ângelo, ministraram as disciplinas de estágio para os alunos da licenciatura em Educação Física
Foto: Janaína Almeida/ Assessoria EEFFTO

A acadêmica Diamara Bárbara da Silva, do 6º período de Educação Física, participou da produção e comentou sobre o trabalho produzido por ela e pela sua turma.

“O trabalho da minha turma são as “pipocas pedagógicas”, que são 18 a 20 pipocas, que são pequenos textos do cotidiano do nosso estágio, não necessariamente na Educação Física, mas alguns eventos engraçados ou reflexivos que aconteceram. Cada aluno produziu o seu textinho e ai a gente montou o varalzinho. Acho que é interessante como os professores fazem essa divisão ao longo das disciplinas de produzir uma parte escrita, depois, na segunda parte, fotografia e na terceira parte, o que seria tipo uma junção de tudo, os vídeos”, explicou.

Lucas e Diamara, alunos do curso de Educação Física prestigiaram a exposição
Foto: Janaína Almeida/ Assessoria EEFFTO

Marcela Oliveira, é formada em licenciatura e agora faz continuidade para o Bacharelado em Educação Física, falou da forma diferente que ela entende o evento depois de  ter passado pela graduação.

“É muito interessante ter essa amostra integrando os 3 estágios porque a gente consegue interligar a maneira como eles conversam entre si. O primeiro estágio, você tendo aquela aproximação com a escola, conhecendo o funcionamento da escola, no segundo, conhecendo o funcionamento das aulas de Educação Física, e no terceiro estágio culminando na atuação mesmo do profissional. Quando eu ainda estava na graduação não conseguia perceber tanto essa ligação entre os estágios e agora eu consigo ver o quanto eles dialogam”, destacou.

Esse tipo de evento trás uma boa visibilidade para que o conhecimento produzido não fique só na sala de aula