06/07/2018 | 10:15
Por Janaína Almeida
A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) recebeu na última quinta-feira (05), no espaço do Xadrez, uma amostra de trabalhos desenvolvida pelos alunos do curso de Educação Física e coordenada pelos professores Cláudio Márcio de Oliveira, José Ângelo Garíbio e Admir Almeida Júnior. A atividade foi resultado do que foi produzido nas disciplinas de estágio cursadas pelos alunos da licenciatura e foi composta por três tipos diferentes de recursos expositivos: texto, fotografia e vídeo.
O professor José Ângelo Garíbio comentou sobre a dinâmica da exposição e ressaltou que ele, juntamente com os outros dois professores das disciplinas de estágio, buscam orientar os alunos a registrarem suas experiências nas escolas
“Esse é um evento que acontece todo semestre, ele encerra as atividades de estágio da licenciatura. São diferentes tipos de recursos de registros utilizados aqui, um registro que a gente denomina de ‘pipoca pedagógica’ que é um texto escrito de um caso ou de um fato ocorrido na experiência de estágio. Tem o outro registro que é através do recurso da fotografia, e o terceiro registro que se utiliza é a construção de vídeos. Então nós temos aqui um varal com as ‘pipocas pedagógicas’, os murais com as fotografias e a mesa do xadrez com os computadores com vídeos produzidos pelos alunos. O intuito da atividade é que os alunos entendam a necessidade do registro da experiência pedagógica, não só como estudantes, mas que isso permaneça como uma cultura quando eles se tornarem profissionais”, explicou.
Cláudio Márcio de Oliveira, discente das disciplinas de estágio 1 e 3, se mostrou extremamente satisfeito com o conteúdo produzido e exposto pelos alunos.
“A ideia nessa mostra de estágios é fazer o trânsito entre linguagens diferentes para expressar tanto a realidade das escolas quanto a realidade e os desafios da prática de ensino dos professores de Educação Física. Eu, particularmente, estou emocionado com o resultado obtido aqui hoje, arrisco a dizer que foi a síntese de produção mais legal que a gente teve desde o início do nosso trabalho conjunto como equipe de estágio que vem ocorrendo desde 2016", ressaltou.
Professor Admir, que faz parte da equipe de estágio desde 2016 e divive a disciplina de estágio 2 com o professor José Ângelo, falou sobre a importância desse seminário para a construção profissional dos alunos
“Acreditamos que esse processo de olhar com cuidado o cotidiano da escola, perceber as relações, selecionar imagens e produzi-las, faz com que os alunos desenvolvam um processo de reflexão muito interessante. De um modo geral, o seminário como um todo tem se mostrado como um espaço muito importante de síntese da experiência dos alunos dentro das disciplinas de estágio e de todo um aprendizado produzido nas escolas”, disse.
A acadêmica Diamara Bárbara da Silva, do 6º período de Educação Física, participou da produção e comentou sobre o trabalho produzido por ela e pela sua turma.
“O trabalho da minha turma são as “pipocas pedagógicas”, que são 18 a 20 pipocas, que são pequenos textos do cotidiano do nosso estágio, não necessariamente na Educação Física, mas alguns eventos engraçados ou reflexivos que aconteceram. Cada aluno produziu o seu textinho e ai a gente montou o varalzinho. Acho que é interessante como os professores fazem essa divisão ao longo das disciplinas de produzir uma parte escrita, depois, na segunda parte, fotografia e na terceira parte, o que seria tipo uma junção de tudo, os vídeos”, explicou.
Marcela Oliveira, é formada em licenciatura e agora faz continuidade para o Bacharelado em Educação Física, falou da forma diferente que ela entende o evento depois de ter passado pela graduação.
“É muito interessante ter essa amostra integrando os 3 estágios porque a gente consegue interligar a maneira como eles conversam entre si. O primeiro estágio, você tendo aquela aproximação com a escola, conhecendo o funcionamento da escola, no segundo, conhecendo o funcionamento das aulas de Educação Física, e no terceiro estágio culminando na atuação mesmo do profissional. Quando eu ainda estava na graduação não conseguia perceber tanto essa ligação entre os estágios e agora eu consigo ver o quanto eles dialogam”, destacou.