Livro sobre treinamento esportivo tem professores da EEFFTO como coautores | EEFFTO - UFMG

Livro sobre treinamento esportivo tem professores da EEFFTO como coautores

14/05/2014 | 16:25

Lançado recentemente pela editora MedBook, o livro “Treinamento Esportivo: aspectos multifatoriais do rendimento” foi organizado pelo Professor Ytalo Mota Soares, atualmente estudante de doutorado do Laboratório de Carga (LAC) da EEFFTO/UFMG. O professor já tinha experiência com outras organizações de livros, tendo lançado em 2009 o livro “Educação, Educação Física e Esportes: uma abordagem multidisciplinar” e em 2012 o livro “Iniciação Esportiva”.

O livro reúne cinco importantes dimensões relacionadas com as orientações teórico-metodológicas da preparação dos atletas para a prática esportiva. A ideia surgiu em um encontro ocorrido em 2012, na qual professores e pesquisadores reuniram-se a fim de pensar o evento “2º Encontro Internacional de Pesquisadores em Esporte, Psicologia, Saúde e Bem Estar” (EIPSE).

As seções da obra, cada uma com vários capítulos, são compostas de temas bastante recorrentes e relevantes no treinamento esportivo. A primeira é sobre avaliação e controle do treinamento; a segunda, treinamento e rendimento humano, com capítulos que falam sobre as capacidades físicas e a prática esportiva; recursos ergogênicos, doping e rendimento esportivo na terceira seção, também um tema bastante pertinente; a quarta seção é sobre talentos esportivos; a quinta e última aborda o treinamento e a relação com a psicologia do esporte. Soares escreveu o capítulo “Treinamento complexo: aspectos conceituais e metodológicos”, presente na segunda seção. É um assunto relativamente novo na literatura, pois trata da junção do treinamento de força com o treinamento de pliometria (treinamento voltado para desenvolver a força explosiva). “Esse assunto não é fácil de encontrar no Brasil, assim como outros do livro. Por isso resolvemos abordá-los, pois poucas pessoas têm acesso a artigos, e sabemos que os livros possuem uma abrangência maior”, ressalta o professor.

Da UFMG, colaborou o Professor do Departamento de Esportes, Reginaldo Gonçalves, que escreveu o capítulo “Ciclismo de estrada”, assunto pouco abordado. Os professores Franco Noce e Varley Teoldo, também do Departamento de Esportes escreveram um capítulo sobre estresse psicológico no esporte. Segundo o Professor Ytalo a escolha de pessoas que passaram muito tempo na parte prática do treinamento esportivo para serem coautores do livro foi proposital.

Ytalo possui mestrado em treino de alto rendimento desportivo na Universidade do Porto e atualmente é aluno de doutorado em Ciências do Esporte e membro do LAC. Seu vínculo com Minas Gerais começou em 2005, como professor da Funorte, em Montes Claros. Ytalo já trabalhou na UNIVERSO, na UNIMONTES e na UNIPAC, além de sido preparador físico da Olímpicos Universo na Superliga de Vôlei.

O livro será oficialmente lançado durante o EIPSE, mas já está à venda no site da editora (www.medbookeditora.com.br) há cerca de um mês e a procura é alta. “O livro tem autores de mais de dez universidades brasileiras, além de três professores de Portugal e um da Itália, o que dá uma cara internacional.”, conta Ytalo, empolgado com a qualidade da obra.

Saiba mais sobre o EIPSE

Fonte: www.eipse.com.br/

O EIPSE, “2º Encontro Internacional de Pesquisadores em Esporte, Psicologia, Saúde e Bem Estar” acontecerá no Portal Eventos de Montes Claros, entre os dias 28 e 31 de maio. A expectativa é de 1500 participantes compareçam, abrangendo não só o Brasil, mas também países vizinhos e da união Europeia. O público alvo são estudantes, profissionais e pesquisadores das áreas da saúde, esporte, educação, psicologia, engenharias e do lazer. Dentre os palestrantes, além do Ytalo Mota Soares, estarão presentes a Professora Danusa Dias Soares e os Professores Bruno Pena Couto, Varley Teoldo da Costa, Franco Noce e Reginaldo Gonçalves, todos do Departamento de Esportes da EEFFTO.