Docentes da EEFFTO desenvolvem Centro especializado em futebol o "UFMG Soccer Science Center" | EEFFTO - UFMG

14/08/2018 | 14:11

Por Iago Proença

Fundado em 2014, o UFMG Soccer Science Center é um Centro especializado em futebol para o alto rendimento, que reúne vários laboratórios de pesquisa e professores da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG com expertise nas áreas de análise de desempenho, biomecânica, bigdata, coaching esportivo, controle e prescrição da carga, fisiologia do exercício, genética, métodos e processos de ensino para o futebol, neurociência, recovery, sono e psicologia esportiva.

O Centro é formado por professores doutores que estão vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte (PPGCE) da EEFFTO-UFMG e que desenvolve pesquisa na área do futebol nas categorias de base e no futebol profissional.

Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo possuem inserção nacional e internacional.
Foto: UFMG Soccer Science Center

O coordenador do Centro, Varley Teoldo da Costa, falou sobre as perspectivas futuras do UFMG Soccer Science Center. Além disso, o docente realizou ainda uma análise nas qualidades intrínsecas do Centro.

“Atualmente o UFMG Soccer Science Center conta com a participação de seis professores e já é reconhecido como um dos grandes polos de construção do conhecimento na área de futebol no Brasil. Um dos nossos diferenciais é que o time de professores é formado por doutores em Ciências do Esporte, com experiência prática e teórica no futebol. São pessoas experientes, com inserção no futebol brasileiro, que ao longo de muitos anos já capacitaram vários alunos de graduação e pós graduação para trabalharem com o futebol nas categorias de base  em clubes profissionais pelo Brasil", ponderou.

"Temos feito contato com vários grupos no Brasil e no exterior com objetivo de fomentar novas parcerias e, consequentemente, a qualidade de produção científica do grupo."
Foto: UFMG Soccer Science

O UFMG Soccer Science Center, através de seus professores, alunos de doutorado, mestrado e graduação, tem trabalhado para a construção do conhecimento, novas tecnologias e sistemas de avaliações aplicadas no futebol, tornando-se uma referência em estudos relacionados ao futebol brasileiro tanto nas categorias de base como no futebol profissional.

Ainda segundo Varley Teoldo da Costa, existem duas formas para reafirmarmos a eficiência dos resultados alcançados pelo UFMG Soccer Science Center.

"A primeira é a realização de pesquisas de mestrado e doutorado por parte destes alunos do PPGCE em grandes clubes de futebol que gera a produção de artigos científicos e de conhecimento aplicado no futebol que é compartilhado com toda a sociedade. A segunda linha de frente é que vários alunos do Curso de Educação Física da UFMG hoje estão trabalhando ou estagiando em muitos clubes de futebol no Brasil, mas especialmente nos três grandes clubes da capital: América, Atlético e Cruzeiro, tanto nas categorias de base como na equipe profissional", afirmou.

Equipe UFMG Soccer Science Center:

O time de professores é formado pelos seguintes profissionais:

Prof. Dr. André Gustavo Pereira de Andrade, coordenador do Laboratório de Biomecânica (BIOLAB) que trabalha com aspectos biomecânicos ligados ao futebol e com o Big Data (reunindo e correlacionando diferentes informações sobre a performance do atleta de futebol).

Professor Dr. Eduardo Pimenta, com larga experiência prática como fisiologista e preparador físico de equipes profissionais e de categoria de base no futebol é o responsável dentro do grupo pelos estudos relacionados a fisiologia do exercício aplicada ao futebol.

Na área de métodos e modelos de ensino; análise de jogo e avaliação de desempenho de atletas de futebol o grupo conta com a expertise do Prof. Dr. Gibson Moreira, membro do Centro de Estudos em Cognição (CECA) que juntamente com seus grupo de alunos tem realizado várias pesquisas nesta área.

O Prof. Dr. Bruno Pena investiga e tem experiencia prática com o controle da carga de treinamento para equipes de futebol profissional, desenvolvendo suas orientações nesta linha de estudo.

Na área da genética aplicada ao futebol, o Prof. Dr. Maicon Rodrigues é o responsável pela análise e identificação de marcadores genéticos que podem contribuir para a performance do atleta no futebol. O Professor que também é membro do Laboratório de Psicologia do Esporte (LAPES) também contribui investigando temas como o efeito da idade relativa e componentes motivacionais de atletas de futebol.

Por fim o Prof. Dr. Varley Costa, coordenador do LAPES, desenvolve estudos nas áreas cognitiva, emocional e comportamental de atletas de futebol. O professor trabalhou por muitos anos como treinador de futebol, e atualmente coordena projetos científicos e ações nas áreas de coaching esportivo e psicologia do esporte com equipes e atletas profissionais de futebol.

O time de professores do UFMG Soccer Science Center é sempre convidado a participar de várias ações acadêmicas para divulgação do conhecimento na área do futebol. Destaca-se a participação em bancas examinadoras de mestrado e doutorado no Brasil e no exterior, cursos e congressos de capacitação científica e profissional promovidos pela UFMG e por outras universidades nas modalidades de lato e scricto sensu.

Seus professores também contribuem para o desenvolvimento da formação de profissionais nas licenças de treinadores de futebol da CBF Academy, em comissões editoriais nacionais e internacionais de revistas científicas, consultorias científicas e técnicas.