NAPq promove Workshop sobre iniciação científica | EEFFTO - UFMG

NAPq promove Workshop sobre iniciação científica

04/09/2018 | 15:00

Por Cíntia Militina e Laryssa Campos

O Núcleo de Assessoramento a Pesquisa (NAPq) ofereceu no dia  4 de setembro o workshop "Para auxiliar na elaboração de resumos científicos" para a XXVII Semana de Iniciação Científica/PRPq. O evento ocorreu no mini auditório da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) de 12h às 13h30.

Para conduzir o evento foram convidadas as professoras Aline Scianni, do departamento de fisioterapia, e Kátia Maria Penido Bueno do departamento de Terapia Ocupacional. Foram abordados os temas acerca da elaboração de resumos científicos de pesquisas quantitativas e qualitativas.

A docente Kátia Maria abordou a temática da elaboração de resumos de pesquisas qualitativas. Desse modo, ressaltou as características da modalidade para que os presentes compreendessem o que é de fato a pesquisa qualitativa.

"O que vai definir a escolha entre a pesquisa quantitativa e qualitativa é o tipo de objeto de pesquisa que eu escolho. Geralmente os objetos no qual os componentes compreensivo, explicativo, narrativo estão no sentido descritivo eu preciso da narrativa pra compreender, preciso buscar os sentidos, os significados, isso vai caracterizar objetos de pesquisa que, às vezes, são melhor respondidos pelo tipo de pesquisa qualitativa. Então, existem métodos tanto de coleta de dados, quanto de tipos de pesquisa que são caracteristicamente qualitativos, como pesquisa de campo, entrevista, interagir com meus sujeitos, desse modo estou buscando sentido, significado daquilo que ele está fazendo”, explicou.

"Eu acho que  muito importante essa oportunidade porque mesmo que muitas vezes eles já tenham tido esse conteúdo numa disciplina de metodologia na semana de iniciação eles tem que produzir"
Foto: Laryssa Campos/Assessoria EEFFTO

Christina Danielli Coelho de Morais Faria, docente da EEFFTO, explicou que as palestras já foram oferecidas algumas vezes sempre com um formato que contemple todos os tipos de pesquisa.

“Essa temática vem sendo a mesma desde que esses workshops começaram a ser ofertados, sempre com a mesma organização. Dessa forma, a estruturação dos resumos que utilizam da metodologia quantitativa e da metodologia qualitativa, apesar de terem uma organização similar em termos de introdução, objetivo, métodos, resultados e conclusão, o desenvolvimento do texto é muito diferente um do outro. Então esse formato é um modo de abranger todo tipo de pesquisa que vem sendo desenvolvido na escola”, disse.

"Os workshops tem grande valia aqui na escola. O objetivo é ajudar o aluno de iniciação científica na organização desse trabalho que está sendo desenvolvida pra semana de divulgação científica da UFMG"
Foto: Laryssa Campos/ Assessoria EEFFTO

A docente Aline Scianni destacou a importância de haver oportunidades para os novos pesquisadores aprenderem como estruturar seus trabalhos.

"Ter espaços como esse é muito importante porque a gente vivencia as dificuldades e as experiências das outras pessoas. Além disso,  a gente tem sempre algo a aprender, por exemplo, ontem  eu selecionei um estudo que foi orientado por mim, que  até recebeu um prêmio, mas que, ainda assim, tiveram alguns aspectos que podíamos melhorar. Então, é sempre bom termos oficinas pra gente reciclar e aprimorar o nosso trabalho de poder ajudar o aluno a construir esse trabalho”, falou.

Aline instruiu os alunos quanto ao modo de se fazer resumos de pesquisas quantitativas
Foto: Cíntia Militina/ Assessoria EEFFTO

Cursando o nono período do curso de fisioterapia, Paula da Cruz, relatou ter aprendido muitos detalhes que a ajudarão a produzir seu resumo e apresentação para a Semana do Conhecimento da UFMG.

“Com certeza o workshop me auxiliou. As duas partes tanto a primeira, muito voltada pra iniciação cientifica, quanto a segunda também vai me ajudar. Os dois agregaram na parte de escrita.  A fala da professora Kátia Maria sobre a pesquisa qualitativa me influenciou muito na percepção sobre a apresentação em si, pois a gente às vezes adere muito a questão de números e esquece da participação do individuo em  si", destacou.

Paula gostou tanto que revelou o desejo de ir mais vezes às palestras do NAPq
Foto: Laryssa Campos/Assessoria EEFFTO

O segundo Workshop, “Para auxiliar na confecção dos Pôsteres para a XXVII Semana de Iniciação Científica/PRPq” ocorrerá no dia 18 de setembro, no horário de 12:00h às 13:30h, no Mini Auditório da Unidade. O evento será ministrado pela Professora Luciana de Oliveira Assis do Departamento de Terapia Ocupacional.