11/09/2018 | 18:02

Por Iago Proença

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG recebeu no dia 30 de agosto mais um Encontro com a Ciência e a Prática Profissional do Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq) da EEFFTO. O evento teve como tema o “Desenvolvimento motor e cognitivo de crianças com sobrepeso e obesidade entre 6 e 24 meses de idade”, no Auditório Principal da Unidade.

A palestra foi ministrada pela professora Ana Cristina Resende Camargos do Departamento de Fisioterapia que dissertou sobre uma de suas pesquisas recentes que avaliou um grupo de crianças com faixa etária entre os 6 a 24 meses. Esses grupos foram divididos em dois grupos sendo um com as que se apresentavam com sobrepeso (obesidade) e as crianças com peso adequado.

Esse tema muitas vezes não é abordado na graduação, e debates como esse são de grande importância para formação acadêmica e profissional dos participantes
Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO

“Elas apresentavam uma redução um menor desenvolvimento cognitivo e motor então a gente viu que essas crianças apresentavam um pior desempenho nos testes do desenvolvimento infantil. Mesmo em uma idade precoce criança com sobrepeso e obesidade ela tem um desenvolvimento menor quando comparado ao de uma criança com o peso adequado. Mas não foi possível analisar as doenças, nesta idade normalmente não aparece”, disse

Juliana Campos é aluna do décimo período de Fisioterapia da Faculdade de Ciências Médicas. Ela elogiou a organização do evento e comentou sobre a importância na participação de eventos como esse para sua formação profissional.

Para Juliana falou ainda sobre a importância da divulgação de eventos desta natureza
Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO

“É sempre enriquecedor saber de outras opiniões, evidencias cientificas de profissionais das diversas áreas e principalmente da nossa que ele passa o conhecimento dele e a gente aprende muito”, disse.

Silvana Viana é fisioterapeuta com mais de 29 anos de atuação em neuropediatría falou sobre a relevância em participar de eventos como o promovido pelo NAPq principalmente para estar se atualizando os seus conhecimentos.

Silvana classificou o evento organizado pelo NAPq como excelente
Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO

“Acho que essa troca é sempre maravilhosa entre o aluno e quem já atua no campo a muito tempo e ter sempre uma visão dentro da ciência e da pesquisa é muito importante”, argumentou.

Tiago Vitorio de Oliveira é discente do curso noturno de Educação Física da EEFFTO frisou a importância em participar de atividades como o encontro do NAPq.

É muito importante conhecer estudos sobre obesidade infantil, principalmente porque temos o contato com esse público em nossos estágios
Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO

“O horário em que essas palestras do NAPq são realizadas ajudam bastante, principalmente em função dos alunos do curso noturno que trabalham durante o dia. Muitas vezes não temos a disponibilidade, então para a gente é um chamativo, uma facilidade que temos em função dos horários e também é um momento que a gente tem de ouvir”, comentou.