EEFFTO recebe evento em comemoração aos 10 anos do Grupo de Estudos em Sociologia e Pedagogia do Esporte e do Lazer | EEFFTO - UFMG

12/09/2018 | 14:32

Por Laryssa Campos

Nesta segunda-feira, dia 10 de setembro, foi realizado no mini-auditório da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG evento em comemoração dos 10 anos do Grupo de Estudos em Sociologia e Pedagogia do Esporte e do Lazer (GESPEL). A Cerimônia, contou com apresentação do primeiro livro do grupo, "GESPEL em ação", e a palestra Ética e Inclusão Social pelo Esporte.

A mesa de abertura do evento foi composta pela professora Kátia Lúcia Moreira Lemos (coordenadora do GESPEL), o diretor da EEFFTO Gustavo Pereira Côrtes, à professora Salomé Marivoet do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE – IUL) e o professor Cláudio Augusto Boschi do Conselho Regional de Educação Física da 6ª região.

O professor Cláudio Boschi ressaltou a importância da publicação do livro para a comunidade acadêmica e comentou ainda a relevância que o estreitamento da relação entre Brasil e Portugal tem para a produção do GESPEL.

Professor Cláudio Boschi (segundo à direita) explicou a importância da literatura portuguesa para o Brasil
Foto: Laryssa Campos/ Assessoria EEFFTO

Em seguida, a professora Salomé Marivoet conduziu o evento ministrando a palestra acerca das questões sociais sobre o esporte. Salomé destacou os princípios éticos do esporte moderno "liberdade, igualdade e fraternidade", e as mudanças que tem ocorrido de acordo com as transformações da própria sociedade. Além disso, a palestrante também enfatizou a relação entre o desenvolvimento social e o esporte.

“O que acontece nessas sociedades onde existe mais tolerância é um maior nível do esporte, ou seja, mais oportunidades para todos. Portanto, o esporte é um palco que permite justamente a socialização das novas gerações. É esta cultura multicultural e o sentido de humanidade em que somos todos iguais e somos todos também diferentes que o esporte abrange”, explicou.

Salomé demonstrou o imbricamento entre as dinâmicas do esporte e da sociedade
Por: Laryssa Campos/ Assessoria EEFFTO

A coordenadora do grupo Kátia Lemos, reafirmou a relevância da publicação para que haja um registro efetivo do que é produzido dentro da Universidade.

“Na verdade, a importância do livro para nós é ter o registro. Como o professor Claúdio Boschi, que é o nosso financiador do livro, disse, o que sai no livro perpetua. Então, na verdade, nós queríamos ter esse marco. Lógico que a produção do GESPEL é muito maior que os artigos que estão publicados, mas é sim um respeitável deixar registrado o que esse grupo faz, a que veio, e o que ainda pode fazer”, disse.

"Considero que nós pesquisadoras somos sobreviventes porque não perdemos a nossa essência"
Foto: Laryssa Campos/Assessoria EEFFTO

Kátia Lemos também ressaltou o fato do grupo ser liderado por mulheres em uma escola que, segundo ela, é prioritariamente de empoderamento masculino. Seguindo essa visão, o diretor da EEFFTO, Gustavo Côrtes, comentou que essa situação traz um peso maior à produção do grupo.

“O trabalho do GESPEL tem um protagonismo feminino, isso é extremamente importante destacar, porque vivemos em uma sociedade ainda comandada por homens, e ter aqui um grupo de 10 anos, do nível do GESPEL, liderado por mulheres é extremamente relevante pra discutirmos a importância desse grupo de pesquisa nessa escola. Além disso, a relação que as pesquisas produzidas estabelecem com os fenômenos sociais relacionados ao esporte, a saúde e ao lazer, percebo até como uma forma de unir muitas das pesquisas que tem aqui na escola, só que enfatizando essa relevância social que o esporte, a saúde e o lazer tem na formação social”, ponderou.

"Um grupo que se consolida com 10 anos de atuação ele por si só já mostra a força pela própria  longevidade que tem"
Foto: Laryssa Campos/ Assessoria EEFFTO

Entre as pessoas que prestigiavam o evento estava Andreas de Carvalho Bandeira Nunes, psicólogo e ex-pesquisador da GESPEL, que por gostar muito das produções do grupo ainda o acompanha.

“Esse é um grupo que tem pessoas com várias formações, além disso, tem um nível de produção qualitativo e quantitativo muito alto e uma equipe muito boa. O GESPEL está em muito boa capitania, pela Kátia, pela Ivana e pela Ana, pois são pessoas com níveis de conhecimento, de compromisso ético muito alto. Então, esses foram uns dos motivos principais de eu continuar amigo participando do grupo”, falou.

"10 anos de um grupo com uma participação tão constante não é em qualquer lugar e não é qualquer grupo"
Foto: Laryssa Campos/ Assessoria EEFFTO

Por fim, todos os presentes no mini-auditório foram presenteados com um exemplar do GESPEL em ação e se reuniram para uma pequena reunião comemorativa.

Grupo de pesquisadores do GESPEL pretigiaram o evento
Por: Laryssa Campos/ Asseossoria EEFFTO