Fundep realiza exposição comemorativa das 50 edições do Festival de Inverno da UFMG | EEFFTO - UFMG

14/09/2018 | 08:11

Por Cíntia Militina

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) recebe até o dia 11 de outubro uma exposição documental especial que compartilha uma retrospectiva do Festival de Inverno que está na sua 50ª edição e é um dos principais movimentos culturais do Brasil.

A exposição: viagem ao passado e reflexão sobre o futuro

Na entrada, nas escadas e corredores do prédio da Fundação (localizado na UFMG campus Pampulha (Unidade Administrativa II), objeto de arte, fotografias, vídeos e os cartazes originais de cada edição, que relembram a trajetória do Festival. As 50 edições nos convidam a uma viagem pelo tempo passado. Exercício interessante, especialmente neste contexto em que pesquisas, bibliotecas e museus clamam por atenção e valorização. Contemplar o acervo das edições do Festival é uma oportunidade para refletir sobre uma expressão, uma manifestação, um momento de cada micro época. Finalizando o circuito, os visitantes são instigados a pensar nas mudanças que desejam para o futuro e deixar suas mensagens.

“Mais que repensar o passado, esta exposição é um passaporte sensibilizador para uma viagem futurista. A intenção é que nosso olhar seja direcionado para o que vem pela frente, conduzindo-nos a um novo mundo e novas perspectivas, com seus desafios. Como serão os próximos 50 anos da Universidade, da Fundep, do Festival?”, provoca o presidente da Fundep, professor Alfredo Gontijo de Oliveira, complementando: “afinal, as próximas edições também serão dadas pelas pessoas, por meio da criatividade cultural e da arte transformadora”.

A exposição na Fundep foi iniciativa dos colaboradores da Fundação com o intuito de apresentar à equipe da instituição, que trabalha a cada ano para a realização da iniciativa, a trajetória e relevância do Festival. Ao realizar a gestão do projeto, a analista de projetos Flávia Silva recebeu os materiais e teve a ideia de expor na Fundação. “As possibilidades são infinitas. E, com a equipe, percebemos a oportunidade de compartilhar esta experiência e abrir as portas da Fundep para toda a comunidade. É um orgulho apresentar um pouco a história do Festival, que faz parte da UFMG.”