ICB UFMG oferece curso sobre Medicamentos em Doenças Psiquiátricas e Neurodegenerativas | EEFFTO - UFMG

14/09/2018 | 11:40

Via CEDECOM

Estão abertas, até o dia 20 de setembro, as inscrições para o curso de Medicamentos em doenças psiquiátricas e neurodegenerativas, ofertado como atualização em Farmacologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. Para participar do curso, é necessário conhecimentos em fisiologia humana e é voltado, mais especificamente, para profissionais e estudantes das áreas de Medicina, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Ciências Biológicas e Psicologia. As inscrições devem ser feita on-line no site da Fundep (www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=8581)

O curso Medicamentos em Doenças Psiquiátricas e Neurodegenerativas, que acontecerá de 24 de setembro a 5 de outubro, abordará desde os mecanismos moleculares dos medicamentos usados em doenças psiquiátricas e neurodegenerativas até seus usos terapêuticos na clínica, sendo discutidas as reações adversas, as interações com outros medicamentos, entre outros.

Serão abordados, também, os conceitos básicos de neurotransmissão e neuroanatomia e os aspectos fisiopatológicos das doenças. O curso, com um total de 30 horas, será no Centro de Atividades Didáticas I (CAD 1), no campus Pampulha. Mais informações em httph//depto.icb.ufmg.br/dfar/index.php/extensao/

Programa do curso

24 de setembro
18h30-19h00 – Apresentação do curso, informações gerais
19h15-21h15 – Neuroanatomia – princípios básicos (Profa. Dra. Aline Miranda de Silva – Departamento de Morfologia da UFMG)

25 de setembro
18h30-19h30 – Neurotransmissão (Prof. Dr. Helton José dos Reis – Departamento de Farmacologia da UFMG)
19h45-20h45 – Memória e cognição – aspectos neurofisiológicos (MSc. Giovanni Freitas Gomes – Departamento de Farmacologia da UFMG)
21h15-22h15 – Neurodegeneração – princípios gerais (Prof. Dr. Antônio Carlos Pinheiro de Oliveira– Departamento de Farmacologia da UFMG)

26 de setembro
18h30-20h30 – Doença de Alzheimer – fisiopatologia e tratamento farmacológico (Prof. Dr. Antônio Carlos Pinheiro de Oliveira – Departamento de Farmacologia da UFMG)
21h00-22h00 – DFT, demência vascular, demência por corpúsculos de Lewy – fisiopatologia e tratamento farmacológico (Prof. Dr. Antônio Carlos Pinheiro de Oliveira – Departamento de Farmacologia da UFMG)

27 de setembro
18h30-21h30 – Doença de Alzheimer, DFT, demência por corpúsculos de Lewy, demência vascular – aspectos clínicos e terapêuticos (Prof. Dr. Paulo Caramelli – Faculdade de Medicina da UFMG)

28 de setembro
18h30-19h30 – Doença de Parkinson – fisiopatologia e tratamento farmacológico (Profa. Dra. Luciene Bruno Vieira – Departamento de Farmacologia da UFMG)
19h45-20h45 – Doença de Huntington e ELA – fisiopatologia e tratamento farmacológico (Profa. Dra. Luciene Bruno Vieira – Departamento de Farmacologia da UFMG)
21h15-22h15 – Esclerose múltipla – fisiopatologia e tratamento farmacológico (Prof. Dr. Antônio Carlos Pinheiro de Oliveira – Departamento de Farmacologia da UFMG)

1º de outubro
18h30-19h30 – ELA, Doença de Parkinson, Doença de Huntington, esclerose múltipla – aspectos clínicos e terapêuticos (Prof. MSc. Túlio Cézar de Souza Bernardino – Faculdade de Medicina da UFMG e Hospital Madre Teresa)

02 de outubro
18h30-19h30 – Traumatismo Cranioencefálico – fisiopatologia e tratamento farmacológico(Profa. Dra. Aline Miranda de Silva – Departamento de Morfologia da UFMG)
19h45-20h45 – Epilepsias – fisiopatologia e aspectos gerais (Dra. Érica Leandro Marciano Vieira – Departamento de Farmacologia e Faculdade de Medicina da UFMG)
21h00-22h00 – Epilepsias – tratamento farmacológico (MSc. Carla Ribeiro Álvares Batista – Departamento de Farmacologia)

03 de outubro
18h30-19h30 – Neurobiologia das emoções (Dra. Laila da Silva Asth Fernandes – Departamento de Farmacologia da UFMG)
19h45-21h45 – Antidepressivos, estabilizadores de humor e hipnótico-sedativos (Profa. Dra. Daniele Cristina de Aguiar – Departamento de Farmacologia)

04 de outubro
18h30-19h30 – Esquizofreniah uma doença de neurodesenvolvimento? (Prof. Dr. Bruno de Souza Rezende – Departamento de Biofísica e Fisiologia da UFMG)
19h30-20h30 – Antipsicóticos (Prof. Dr. Fabrício de Araújo Moreira – Departamento de Farmacologia)
20h30-21h30 – TDAH – fisiopatologia e aspectos gerais / Agentes nootrópicos (Prof. Dr. Fabrício de Araújo Moreira – Departamento de Farmacologia)
21h30-22h30 – Drogas de abuso (Prof. Dr. Fabrício de Araújo Moreira – Departamento de Farmacologia)

05 de outubro
18h30-21h30 – Esquizofrenia, transtornos do humor, ansiedade, TDAH – aspectos clínicos e terapêuticos (Prof. Dr. João Vinícius Salgado – Departamento de Morfologia da UFMG e Instituto Raul Soares)
*sujeito a pequenas modificações em caso de imprevistos com algum docente.