Espaço do Conhecimento UFMG tem programação especial para Primavera dos Museus | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Espaço do Conhecimento UFMG tem programação especial para Primavera dos Museus

18/09/2018 | 10:47

Via CEDECOM

Os museus ganharam um novo status: deixaram de ser espaços apenas contemplativos para se tornarem centros de troca de conhecimento e experiência. A educação perpassa todo esse conceito, que será celebrado pela Primavera dos Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) de 17 a 23 de setembro. A partir do tema deste ano, Celebrando a educação em museus, o Espaço do Conhecimento UFMG preparou uma programação especial com sessões no Planetário, oficinas e exibições na Fachada Digital. Todas as atividades são gratuitas. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700, bairro funcionários. Mais informações no sitewww.espacodoconhecimento.org.br, no facebook.com/espacodoconhecimentoufmg ou pelo (31) 3409-8350.


Conhecendo o céu sem sair do chão
O Espaço celebra o incentivo à educação nos museus exibindo quatro produções próprias no Planetário. As sessões serão projetadas no sábado, dia 22 de setembro, das 13h às 16h, com entrada gratuita. 

Os filmes permeiam uma questão cara ao museu: levar o saber de forma diferente à população. No documentário O Céu Como Patrimônio, são abordadas questões referentes ao firmamento a partir de diversas perspectivas, desde astrônomos até astrólogos. Em Entre Discos e Esquinas, uma homenagem é feita ao movimento musical Clube da Esquina, que teve Minas Gerais como berço. Já a sessão Perspectivas Austrais revela a beleza e a riqueza científica da Antártica a partir de imagens inéditas em 360 graus.
 
Por fim, Astronomia Indígena com Libras afirma a necessidade de oferecer educação a todos os públicos, já que aborda a crença dos povos tupis-guaranis sobre o céu em Língua de Sinais.


Seja parte do museu!
A exposição recém-inaugurada do Espaço, Colecionar o Mundo: objetos + ciência + cultura, mostra a riqueza dos acervos que guardam a história da construção do conhecimento na UFMG. Em cartaz até outubro, ela traz a público obras artísticas renomadas, coleções taxonômicas e artefatos científicos.

Durante a Primavera dos Museus, ações educativas vão tornar a exposição mais interessante. No sábado, 22 de setembro, será possível refletir sobre o lugar de cada objeto no mundo e criar uma coleção, montando um minimuseu. A oficina Museu Imaginário começa às 15h e é indicada para pessoas a partir de cinco anos.

Às 18h30, um encontro entre colecionadores pode render muitos frutos! A atividade Você coleciona o quê? convida o público a trazer parte de coleções próprias para compartilhá-las em uma roda de conversa. Quem quiser pode se oferecer para deixar o material exposto na mostra Colecionar o Mundo por algumas semanas.

No domingo, dia 23, a jornada pelo saber continua na oficina Bestiário do "novo" Rio Doce, que leva os participantes a uma viagem pela diversidade biológica da região a partir de exemplares de animais na exposição. A atividade começa às 15h e tem classificação indicativa a partir de seis anos.

Educação para além do museu
Muitas atividades acontecem diariamente no Espaço. Mediações pelas exposições, oficinas, apresentações artísticas e debates são apenas exemplos do que é realizado por aqui. Durante aPrimavera dos Museus, a Fachada Digital exibe vídeos de diversas ações educativas, evidenciando a relação estreita do museu com o ato de aprender. As projeções do Educação no Espaço estão marcadas para 17 a 23 de setembro, sempre das 18h às 22h.

Primavera dos Museus
A Primavera dos Museus acontece anualmente, no início da estação, quando museus brasileiros desenvolvem uma programação especial. A cada edição, o Ibram lança um tema para fomentar as discussões e inspirar os eventos propostos pelos museus ou instituições culturais. Neste ano, o tema tem como embasamento o Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), lançado em junho com o intuito de nortear gestores, educadores e demais interessados na prática da educação museal.