GEDAM realiza I Encontro MG de Comportamento Motor | EEFFTO - UFMG

GEDAM realiza I Encontro MG de Comportamento Motor

24/09/2018 | 14:34

Por Isabela Trindade

No dia 21 de setembro, o Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG promoveu o I Encontro MG de Comportamento Motor, no Auditório Principal do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD1). O evento abordou discussões acerca do comportamento motor e suas vertentes, com o objetivo de promover o conhecimento  científico  e tecnológico e o intercâmbio entre pesquisadores e laboratórios que estudam a temática dentro do estado de Minas Gerais.

No turno da manhã, o professor Claudio Manoel Ferreira Leite, coordenador do Grupo de Estudos em Comportamento Motor (GECOM) da UFSJ, realizou uma apresentação com o tema “Modelos internos e Comportamento Motor”. Em seguida, ocorreu o lançamento da revista “Pesquisa em Comportamento Motor” e uma exposição de pôsteres de projetos de pesquisa.

O professor Rodolfo Novellino Benda, do Departamento de Educação Física da EEFFTO, fez parte da comissão organizadora do Encontro e ficou satisfeito com os resultados alcançados nessa primeira edição.

Os professores Claudio Manoel Ferreira Leite, Rodolfo Novellino Benda, Guilherme Menezes Lage e Herbert Ugrinowitsch, da comissão organizadora do I Encontro, da esquerda para a direita.
Foto: Isabela Trindade/Assessoria EEFFTO

“Nós preparamos um evento para reunir especialmente os alunos de graduação e do GEDAM, de forma a divulgar as teorias que vem sendo estudadas no comportamento motor. Esperávamos alcançar um número grande de instituições e conseguimos isso. Estão presentes 25 instituições de Ensino Superior de 16 cidades diferentes, então nosso objetivo foi alcançado com sucesso”, disse.

Na parte da tarde, o evento contou com duas apresentações. Tércio Apolinário de Souza, doutorando em Ciências do Esporte pela UFMG, discutiu o tópico “Neurociências e Comportamento Motor”. Já a docente Juliana de Melo Ocarino, do curso de Fisioterapia da EEFFTO, abordou o tema “Sistemas Dinâmicos e Comportamento Motor”.

Durante o encerramento, os professores Claudio, Tércio e Juliana participaram de uma mesa redonda para unir seus conhecimentos e debater suas temáticas específicas sob um olhar integrado. Além disso, foi anunciado o II Encontro MG de Comportamento Motor, que será realizado na UFSJ, com previsão de acontecimento no dia 07 de junho de 2019.

Participantes do GEDAM, idealizadores do evento.
Foto: Isabela Trindade/Assessoria EEFFTO

“A nossa intenção é que o Encontro seja itinerante, percorrendo o estado de Minas Gerais e formando uma tradição. Quando preparamos essa edição, já começamos a pensar em paralelo a segunda e por isso teremos um intervalo de menos de 12 meses entre as duas. Já existe a solicitação para que o terceiro, em 2020, seja em Uberaba, então tudo está ocorrendo como gostaríamos”, contou o professor Rodolfo Novellino Benda.