PET-TO e Colegiado de Terapia Ocupacional promovem roda de conversa sobre as regras para atuação profissional | EEFFTO - UFMG

28/09/2018 | 14:39

Por Isabela Trindade

O Programa de Educação Tutorial - Terapia Ocupacional (PET-TO) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, em parceria com o Colegiado de Terapia Ocupacional, promoveu no dia 26 de setembro uma roda de conversa com o tema "Terapia Ocupacional e regras para atuação profissional" no Auditório Principal da EEFFTO.

O evento contou com a participação da vice-presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO4),  Álida Fernanda Andrade, e de Ana Paula Avelar e Lucas Saldanha, representantes dos Departamentos de Registro e Ética do CREFITO4, respectivamente. Como mediadoras da conversa, estavam presentes Aline Naira de Melo, do PET-TO, e Thais Dias, do Centro Acadêmico de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CAFITO) da UFMG.

Álida Fernanda Andrade quis, com sua fala e abertura para perguntas, reduzir o máximo de dúvidas possíveis dos alunos, além de esclarecer sobre o funcionamento da atuação do Conselho Regional.

"Existe uma questão na TO sobre o pouco reconhecimento da profissão e o CREFITO busca sempre ouvir as demandas dos terapeutas para que essa situação mude."
Foto: Isabela Trindade/Assessoria EEFFTO

“O CREFITO é uma autarquia encabeçada por um órgão de nível federal, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). Nossas atribuições principais são regular, orientar e fiscalizar o exercício profissional de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, exercendo controle ético-social das profissões. Sabemos que os discentes têm muitos questionamentos e é importante que eles vejam o Conselho como um órgão de apoio das carreiras, por isso nossa presença aqui é fundamental”, explicou.

Natália Francielle de Assis Rodrigues, aluna do 8º período de TO na UFMG, achou a conversa muito esclarecedora e espera que mais eventos assim sejam promovidos.

"O contato com o CREFITO, que regulamenta e fiscaliza a profissão, é extramemente importante pois fortalece a nossa categoria profissional."
Foto: Isabela Trindade/Assessoria EEFFTO

“Já estou no final do curso e, além da angústia de me formar, ainda existe a preocupação e muitas dúvidas quanto à atuação profissional pós-faculdade. Os terapeutas ocupacionais têm uma queixa antiga de que a profissão não é muito conhecida, mas essa situação tem se alterado nos últimos anos. Dessa maneira, a aproximação com o CREFITO4 e o interesse de trazer isso para a graduação se faz muito importante para o fortalecimento da profissão”, disse.

Membro da equipe do PET-TO, Carina Araújo Coelho acredita que ter representantes do Conselho presentes faz toda a diferença para que o sentimento de aproximação seja consolidado.

"Quando estamos na universidade já temos que começar a pensar no mercado de trabalho, não só
para benefício próprio, mas também paro futuro da profissão em si."
Foto: Isabela Trindade/Assessoria EEFFTO

“A gente sente muita falta do engajamento dos alunos na questão da atuação profissional frente ao CREFITO e percebemos que há muitos questionamentos que só podem ser sanados por algum representante. Além disso, existem muitos problemas e a hora para começar a pensar em soluções é agora. É muito importante ter esse engajamento político e entender como é a prática profissional ainda na faculdade, para estarmos mais bem preparados no futuro”, ponderou.