Cientistas internacionais em criomicroscopia se reúnem na UFMG para workshop sobre Criotécnicas em Microscopia Eletrônica | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Cientistas internacionais em criomicroscopia se reúnem na UFMG para workshop sobre Criotécnicas em Microscopia Eletrônica

03/10/2018 | 16:23

Via CEDECOM

Especialistas de universidades e centros de pesquisa da Europa, China e Japão participam, de 3 a 7 de dezembro, do worskshop Criotécnicas de microscopia eletrônica como ferramentas para elucidação de processos. O evento acontece no Centro de Microscopia e no Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2) da UFMG, no campus Pampulha. 

Com o intuito de estimular o uso de criotécnicas em microscopia eletrônica pelos pesquisadores do Brasil e toda América Latina, e contribuir para o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica, o público-alvo do evento são pesquisadores de Instituições de Ensino Superior, Centros de Pesquisas e de empresas, estudantes de pós-graduação e de graduação.

“A programação do workshop está bem interessante, pois apresentará as tendências mais modernas na utilização de criotécnicas em pesquisas cientificas e técnológicas e, ao mesmo tempo, permitirá aos iniciantes que se familiarizem com a operação dos equipamentos usados em criotécnicas”, diz o professor Gregory Kitten, vice-diretor do Centro de Microscopia da UFMG.

As sessões práticas para realização de experimentos em criotécnicas ocorrerão de 3 a 5 de dezembro, no Centro de Microscopia, e abordarão os tópicos: congelamento rápido por imersão (plunge-freezing), congelamento por alta-pressão (high-pressure freezing), criosubstituição (freeze-substitution), crio-ultramicrotomia (cryo-ultramicrotomy), criofratura (freeze fracture), e tomografia (tomography). As sessões práticas serão conduzidas por Roland Fleck, Gema Viscay-Barrena e Corey Hecksel (Kings College London, Reino Unido), Johanna Höög (University of Gothenburg, Suécia) e Bruno Humbel (Okinawa Institute of Science and Technology, Japão). Serão 18 participantes selecionados.

As palestras, abertas a todos os inscritos, acontecem nos dias 6 e 7 de dezembro no Centro de Atividades Didáticas 2, campus Pampulha. Cientistas de instituições do Reino Unido, Suíça, França, Suécia, China e Brasil discutirão temas como a história da criomicroscopia e como tem sido utilizada para ampliar o conhecimento sobre doenças tropicais, estrutura de vírus, a interação de parasitas com hospedeiros em doenças tropicais, o estudo de vírus que afetam crescimento de plantas, assim como novas possibilidades em criomicroscopia. 

As inscrições podem ser feitas até 31 de outubro no site do workshop. Outras informações atavés do email: workshopcryoem2018.ufmg@gmail.com.

Programação:
Sessões práticas
Coordenação: Roland Fleck, Gema Viscay-Barrena e Corey Hecksel (Kings College London, Reino Unido), Johanna Höög (University of Gothenburg, Suécia) e Bruno Humbel (Okinawa Institute of Science and Technology, Japão). 

Temas: congelamento rápido por imersão (plunge-freezing), congelamento por alta-pressão (high-pressure freezing), criosubstituição (freeze-substitution), crio-ultramicrotomia (cryo-ultramicrotomy), criofratura (freeze fracture), e tomografia (tomography).
Palestras:
Participação: Andres Käch (University of Zurich, Suíça); Byung-Ho Kang (The Chinese University of Hong Kong, China); Daniele Spehner (IGBMC, França); Helen Saibil (Birkbeck College, Reino Unido); Jan van Lent (Wageningen University & Research, Holanda); Johanna Höög (University of Gothenburg, Suécia); Kildare Miranda (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Brasil); Marin van Heel e Rodrigo Portugal (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM, Brasil); e Pippa Hawes (The Pirbright Institute, Reino Unido).

Temas: a história da criomicroscopia e como tem sido utilizada para ampliar o conhecimento sobre doenças tropicais, estrutura de vírus, a interação de parasitas com hospedeiros em doenças tropicais, o estudo de vírus que afetam crescimento de plantas e novas possibilidades em criomicroscopia.

Comissão organizadora: Prof. Wagner Nunes Rodrigues - Instituto de Ciências Exatas - UFMG, Prof. Gregory Thomas Kitten e Profa. Elizabeth Ribeiro da Silva - Instituto de Ciências Biológicas - UFMG.Gerais (Fapemig), e também o apoio das empresas Leica Microsystems, Thermo Fisher Scientific e Altmann S/A Importação e Comércio.