Espaço do Conhecimento UFMG oferece atividades no sábado | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Espaço do Conhecimento UFMG oferece atividades no sábado

03/10/2018 | 16:23

Via CEDECOM

No próximo sábado, dia 06 de outubro, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece seis opções gratuitas para diversão e aprendizado do público de Belo Horizonte. As atividades são gratuitas e são destinadas a pessoas de diferetes faixas etárias.

O dia começa às 10h com duas atividades: no "Café Controverso" de outubro, Física e Cinema serão debatidos em uma conversa sobre o filme Interestelar, e no projeto "Educação na Praça" será retomada a escravidão no Brasil Império, com a proposição de novas formas de falar sobre o tema em sala de aula. Às 14h, os visitantes vão aprender a usar um relógio de sol no Terraço Astronômico do Espaço. Em seguida, às 15h, a oficina "Museu Imaginário" convida os visitantes a pensarem sobre a importância dos acervos da UFMG. Às 18h30 as crianças vão ter a chance de reproduzir pinturas mineiras famosas, na atividade "Colecionando lugares: minha paisagem". Para finalizar o dia, uma observação noturna das estrelas feita com o uso de Libras começa a partir das 19h.

Café Controverso: A ciência em Interestelar: ficção científica ou realidade?

A Astrofísica entra em pauta com o debate de especialistas sobre a ciência por trás do filme Interestelar. Será discutida a coerência física da obra com o professor de Engenharia Aeronáutica da PUC Minas José Tadeu de Oliveira e o docente do Departamento de Física da UFMG Nelson Yokomizo. O público pode participar fazendo perguntas aos palestrantes.

Educação na Praça: História do Brasil Império

A escravidão no Brasil Império é o foco da oficina voltada para a formação de educadores. O projeto reflete sobre a forma homogênea com a qual a maioria dos livros didáticos e as aulas de história representam os escravizados no país. Para retomar a identidade dessas pessoas e reconhecer suas particularidades, a atividade aborda a trajetória de vida de Domingos Pereira Sodré e Mohamed Gardo Baquaqua, escravos que alcançaram a liberdade. 

A atividade exige realização de inscrição prévia através de formulário online.

Relógio de Sol

A oficina vai ensinar visitantes a ver as horas a partir da sombra do Astro-Rei, no Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG. Na atividade, os participantes vão aprender a compreender os pontos cardeais e a sombra projetada pela luz do sol em um ponteiro. Em seguida, farão a correspondência com a hora apontada pelos relógios convencionais usando uma tabela de ajuste para a latitude de Belo Horizonte.

A oficina é voltada para crianças maiores de oito anos e tem duração prevista de uma hora. Os interessados devem retirar uma senha gratuita na recepção do museu.

Museu Imaginário

Como parte da exposição Colecionar o Mundo: objetos + ciência +cultura, que traz a público diversas coleções da UFMG, a oficina convida os visitantes a pensar sobre a importância desses acervos. Uma caixa com vários objetos, como minerais, conchas, livros antigos, brinquedos e fotografias, vai instigar a imaginação dos participantes. Cada um escolherá um objeto e contará uma história que colabore para a construção de uma coleção. Por meio de desenhos, histórias e maquetes, o público vai criar um museu imaginário. 

A atividade tem duração de uma hora e classificação indicativa de a partir de cinco anos.

Colecionando lugares: minha paisagem

Na oficina, as crianças vão usar lápis, giz de cera e canetinha para criar novas imagens a partir de obras como Sabará, de Yara Tupynambá, Paisagem de Ouro Preto, de Wilde Lacerda, e Frevo, de Augusto Rodrigues. As peças estão expostas na mostra temporária Colecionar o mundo: objetos + ciência + cultura.

A atividade, que tem duração de aproximadamente uma hora, é livre para todas as idades. É necessário retirar senha na recepção do museu.

Observação Noturna com Libras

Para tornar a observação do céu uma atividade atrativa a todos os públicos, o Espaço do Conhecimento UFMG promove a Observação Noturna com Libras, na qual os participantes surdos poderão olhar para a Lua, planetas ou estrelas no Terraço Astronômico. Para auxiliar os visitantes que se comunicam em Língua de Sinais, a atividade conta com a presença da intérprete e atriz Dinalva Andrade. 

Os interessados precisam retirar uma senha na recepção. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail libras.conhecimento@gm'ail.com.