DA-EEFFTO elege a Chapa Motirõ como nova representante estudantil dos discentes | EEFFTO - UFMG

DA-EEFFTO elege a Chapa Motirõ como nova representante estudantil dos discentes

05/10/2018 | 14:51

Por Isabela Trindade

Nesta quinta-feira, foram realizadas duas Assembleias Gerais dos estudantes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), para debate da fundação do novo Diretório Acadêmico da Unidade (DA-EEFFTO) e construção do estatuto. As assembleias aconteceram no turno diurno e noturno.

Geraldo Luiz Costa Júnior, presidente da Assembleia Geral, deu posse aos representantes eleitos.
Foto: Isabela Trindade/Assessoria EEFFTO

A Chapa Motirõ foi a única a se candidatar para a coordenação do DA, que terá duração de um ano, e seus representantes têm como objetivo uma gestão horizontal, com a participação do maior número de pessoas possível, para que a representação estudantil seja realmente efetiva e democrática. O nome escolhido pela chapa, “Motirõ”, reforça essa ideia, pois a palavra, vinda do tupi-guarani, significa “reunião de pessoas para colher ou construir algo juntos”.

Mateus Marçal Ferreira, aluno da licenciatura em Educação Física, é um dos coordenadores gerais da nova chapa, que possui representantes tanto do curso de Educação Física quanto da Terapia Ocupacional.

"Queremos ocupar nosso lugar e conseguir trazer informações para dentro da EEFFTO sobre nosso direitos e deveres como discentes".
Foto: Isabela Trindade/Assessoria EEFFTO

“Nossa intenção é fazer uma gestão que contemple e represente o prédio todo, já que antes não era assim. Não temos representatividade estudantil nas instâncias administrativas da Universidade, então queremos que estudantes ocupem esse lugar. A nossa principal ação será reestabelecer esse movimento estudantil na EEFFTO, por vias digitais e presenciais, através do diálogo com todas as turmas dos três cursos por meio do Conselho de Representantes de Turma ”, disse.

O diretor da EEFFTO, Gustavo Pereira Côrtes, acredita que o funcionamento de toda a Unidade ocorre através do processo de formação, o que torna a presença dos alunos nas questões decisórias da Escola fundamental, uma vez que eles serão os primeiros a serem contemplados ou não com tais decisões.

"Vejo esta como uma tentativa primeira de unir os três cursos e é um momento necessário para que haja uma reorganização".
Foto: Isabela Trindade/Assessoria EEFFTO

“Eu participei do Diretório Acadêmico da EEFFTO quando era graduando em Educação Física e o Diretório atendia somente a esse curso. Foi um momento muito conturbado, com a retirada da Fisioterapia e Terapia Ocupacional do prédio, mas a relação que existe hoje, após o retorno, entre professores e alunos das três graduações é a melhor possível. Essa união vem ocorrendo há um tempo, e acredito que o que ainda faltava era essa representação estudantil conjunta”, contou.

Além disso, o diretor reforçou a presença do DA-EEFFTO como ferramenta de aproximação dos discentes com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, que tem hoje como pró-reitor o professor Tarcísio Mauro Vago, do Departamento de Educação Física da EEFFTO.

“Ter um DA que represente os alunos é essencial para que possamos estreitar essa relação com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, que tem uma abertura muito grande pra qualquer demanda vinda dos estudantes. É fundamental termos a presença dos estudantes em todas as instâncias deliberativas para que a Unidade seja vista como uma escuta acadêmica, em que todos os atores possam ser ouvidos e ter seus direitos preservados”, ressaltou.

Thais Dias Motta, graduanda em Terapia Ocupacional, é da Coordenação Geral da Chapa Motirõ e a responsável por indicações e nomeações para representação nos órgãos institucionais.

"O contexto em que estávamos não estimulava a representação estudantil, então esperávamos que houvesse somente uma chapa, mas não vejo isso como algo negativo".
Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO

“Como não havia participação estudantil na EEFFTO, é natural que as pessoas ainda se sintam um pouco afastadas, mas queremos mudar isso e estamos esperançosos. Nosso objetivo é estimular e devolver vida ao movimento estudantil da Escola, por isso faremos reuniões abertas para mostrarmos o trabalho que tem sido feito, além de ser possível acompanhar as ações por meio das redes sociais. Também pensamos em escolher o nome do DA via participação publica, para que todos participem desse processo de estabelecimento de um novo Diretório Acadêmico”, falou.

Durante as Assembleias Gerais, também foram deliberadas propostas que haviam sido encaminhadas anteriormente. Entre elas, também foi aprovado o novo estatuto construído para o DA-EEFFTO.