Espaço do Conhecimento UFMG oferece atividades no sábado | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Espaço do Conhecimento UFMG oferece atividades no sábado

17/10/2018 | 15:45

Via CEDECOM

No próximo sábado, 20 de outubro, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece diversas atividades aos visitantes. Às 10h, as crianças estão convidadas para uma oficina com cartas que permitem o aprendizado da Língua de Sinais. Os pequenos podem continuar as atividades às 17h, com Foi Coisa de Saci, um espetáculo que traz causos daqueles que acreditam terem sido vítimas das travessuras da figura folclórica brasileira. Para aqueles que preferem explorar o Planetário, o Espaço planejou um dia inteiro de programação especial em comemoração à Noite Internacional de Observação da Lua, começando às 13h e durando até a noite.

Oficina infantil acessível em Libras 
Um jogo diferente: em vez de números e símbolos, palavras, sinais de Libras e desenhos! Trata-se do Librário, conjunto de cartas que permitem o aprendizado da Língua de Sinais e facilitam a comunicação entre surdos e ouvintes. Voltada para crianças maiores de quatro anos, a oficina do Espaço do Conhecimento UFMG vai fazer a criançada botar a mão na massa e criar suas próprias cartas, que podem ser levadas para casa ao fim da atividade. 

O Librário é uma tecnologia social que trabalha a relação entre ícones, sinal em Libras e palavra em português e foi desenvolvido no Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Em 2017, o Espaço criou sua própria versão do jogo com auxílio dos desenvolvedores.

A atividade é aberta a todos os públicos. Não é necessário fazer inscrição. 

Multiverso apresenta Foi Coisa de Saci
São muitas as narrativas que envolvem a figura do Saci Pererê, mas uma coisa é certa: a história sempre acaba em confusão. Atração do Multiverso de outubro, Foi Coisa de Saci é um espetáculo apresentado pela Cia ContaCausos, companhia de pesquisa e contação de histórias voltada para a difusão da tradição oral brasileira. Concebido e narrado por Josiane Geroldi, o solo traz relatos de pessoas que ficaram cara a cara com o menino de um pé só. “Eu mesma já vi um Saci e consegui capturá-lo. Depoimentos como o meu farão parte da apresentação”, explica. 

Muitos desses causos são resultado da livre adaptação de obras como Um Saci No Meu Quintal, de Monica Stahel, Saci-Pererê: Resultado de um Inquérito, de Monteiro Lobato, e O Saci da Bastiana, de Bruno de Maurício Pereira. A classificação da apresentação é livre.

Noite Internacional de Observação da Lua
Misteriosa e fascinante, a Lua é muito estudada pelo ser humano e ganhou um dia dedicado totalmente a ela: a Noite Internacional de Observação da Lua. O Espaço do Conhecimento UFMG participa dessa programação mundial com observação noturna especial no Terraço Astronômico, sessões no Planetário sobre o tema, oficina e sarau lunático.