CTE recebe ex-atleta do atletismo | EEFFTO - UFMG

CTE recebe ex-atleta do atletismo

26/05/2014 | 11:50

O Centro de Treinamento Esportivo da UFMG recebeu nesta sexta-feira, 23 de maio, o ex-atleta Cláudio Roberto Souza. A ação é promovida pela Caixa Econômica Federal e leva ex atletas do atletismo para participarem de atividades em universidades e escolas para difundir o programa e o esporte.

Cláudio contou sua história para a equipe de atletismo do CTE, ressaltando as dificuldades que um atleta passa para ser vitorioso e o quanto é preciso se dedicar. “O principal é ter vontade, pois não é fácil. Vim de família humilde e, assim como muitos daqui, eu ficava mais de uma hora no ônibus para chegar ao treino. E, mesmo com as dificuldades, eu não desisti e alcancei muitas vitórias.”, incentiva Cláudio. Após ele ter contado um pouco de sua história, ele deu um pequeno treinamento para a equipe, que seguiu as orientações com atenção.

O ex-velocista participou das Olimpíadas de Atenas, em 2004, e das Olimpíadas de Sydney, em 2000, na qual ele ganhou medalha de prata no revezamento 4 x 100, modalidade esta que ele mais se destacou. Ele também relembrou a coincidência de ter sido campeão brasileiro universitário em uma pista de areia que havia ao lado das atuais instalações do CTE.

Dentre os vários pontos positivos do esporte, Cláudio citou o bem para a saúde, a possibilidade de se adquirir cultura, uma vez que para competir se viaja muito (ele mesmo conhece mais de 30 países) e principalmente o efeito na disciplina. “A disciplina que vocês aprendem aqui ajuda dentro de casa, ajuda na escola, ajuda na vida.” Ele também enfatizou a importância de estudar além de praticar o esporte. “Sou formado em Educação Física e acho que isso fez toda a diferença para mim. Tem que estudar, pois é um meio mais seguro de se garantir o futuro.”

Cláudio avalia que o atletismo está crescendo no Brasil, porém ainda não é muito popular. O número de praticantes está aumentando e ele acredita que o desempenho do país nas olimpíadas de 2016 será o melhor já visto. Quanto a participação do profissional de Educação Física em tal esporte, Cláudio diz que ainda é pouca, pois apenas alguns alunos se interessam pela disciplina na universidade.

Atualmente, o ex-atleta participa do programa “Cidadão Olímpico Correndo na Frente” que atende cerca de 100 crianças e jovens entre 8 e 19 anos em Jaú, São Paulo. O programa visa principalmente a integração social. “Participar desse projeto e participar do ‘Heróis do atletismo’ é um modo que encontro de retribuir tudo de bom que o atletismo proporcionou em minha vida”.