NAPq promove nova edição do Encontro com a Ciência e a Prática Profissional com o tema “Considerações sobre o treinamento de resistência de longa duração” | EEFFTO - UFMG

30/10/2018 | 14:00

Por Isabela Trindade

O treino de resistência de duração prolongada é considerado, por muitos, um fator determinante na prescrição de treinamento para atletas. Pensando em trazer este tema para pessoas interessadas, o Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG promoveu na quinta-feira, dia 25 de outubro, uma nova edição do Encontro com a Ciência e a Prática Profissional com o “Considerações sobre o treinamento de resistência de longa duração”. A palesta foi ministrada pelo professor Reginaldo Gonçalves, do Departamento de Esportes da EEFFTO, que compartilhou suas experiências e conhecimentos sobre o assunto.

Foi preparado um vídeo com uma retrospectiva de todos os 15 eventos realizados desde 2016, já que este Encontro foi marcado pela comemoração de dois anos de existência do projeto. O projeto de extensão tem como objetivo promover a troca e compartilhamento de experiências entre o professor ou pesquisador convidado e os alunos de graduação, pós-graduação e demais docentes.

Christina Danielli Coelho de Morais Faria, professora do Departamento de Fisioterapia da EEFFTO, é a atual coordenadora do NAPq e responsável pelo projeto "Encontro com a Ciência e a Prática Profissional". A docente faz questão de estar presente em todos os eventos possíveis, pois sempre aprende algo novo.

"Todo inicio de semestre nós divulgamos a programação de todos os encontos, então em fevereiro do ano que vem iremos divulgar os eventos de 2019/1".
Foto: Isabela Trindade/Assessoria EEFFTO

“Nós não conseguiríamos realizar o evento sem a participação e valiosa contribuição de todos os docentes da Escola convidados. Nós que estamos incluídos no projeto, eu como coordenadora, a professora Ana Amélia Cardoso Rodrigues como subcoordenadora, a secretária Renata de Oliveira Lima e os bolsistas voluntários, ficamos muito felizes com o crescimento e a aceitação do Encontro. Todos os eventos são muito bons e conseguimos agregar muito conhecimento para os envolvidos”, disse.

O palestrante Reginaldo Gonçalves começou a trabalhar com treinamento esportivo há 26 anos, em 1992 e, antes disso, participou de cerca de 350 provas de corrida e ciclismo, área com que tem mais afinidade e contato nos dias de hoje.

"Vejo aqui muita gente que não conheço e outros pra quem já dei aula, então dá pra perceber que a temos um grande alcance".
Foto: Isabela Trindade/Assessoria EEFFTO

“Existem diversos fatores que afetam o rendimento de um atleta, como o estado de saúde do praticante, o treinamento prescrito e realizado por ele e a genética. Eu percebo que a prática parece estar sempre um passo à frente da ciência, mas não podemos nos esquecer de que existe muito estudo e teoria por trás dos pontos que determinam se o atleta terá um desempenho melhor ou pior”, falou.

Poliana Braga Costa é aluna do curso de Educação Física da EEFFTO no turno noturno e esperava adquirir mais conhecimento quanto ao treinamento de longa duração, área em que já atua e tem interesse.

"Eu participei de outros Encontros com a Ciência e a Prática há algum tempo e todos foram muito cativantes".
Foto: Isabela Trindade/Assessoria EEFFTO

“No curso noturno nós temos um dia específico destinado a atividades extracurriculares, mas os temas geralmente são muito diversos, sendo difícil ser algo dentro da nossa área de interesse. Quanto temos esses eventos na Escola, promovidos pelo NAPq e voltados para nosso campo de atuação, é muito gratificante e enriquecedor”, comentou.