Sarau Cultural encerra Mês da Longevidade e Bem-estar na EEFFTO | EEFFTO - UFMG

Sarau Cultural encerra Mês da Longevidade e Bem-estar na EEFFTO

31/10/2018 | 14:30

Por Thiago Peruch e Yves Vieira

O mês de outubro na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) foi marcado pela promoção do "Mês da Longevidade e Bem-estar", uma ação especial do Programa Envelhecimento Ativo, já que no dia 1º do décimo mês do ano é comemorado o Dia Internacional do Idoso, data que foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). As atividades executadas durante esses trinta dias tiveram como finalidade de divulgar e potencializar as discussões sobre a realidade vivida pela população da terceira idade.

O Sarau Cultural da Terceira Idade marcou oficialmente, na última segunda-feira, dia 29 de outubro, o fim do Mês da Longevidade e Bem Estar, com evento que contou com a apresentação do Grupo Pôr do Sol, do Sesc Santa Quitéria, do grupo de dança Sarandosos, dos idosos e dos professores do Projeto Dança e Qualidade de Vida, de Causos e Música com Beto, além de poesias.

Franco Noce, professor do Departamento de Esportes e coordenador do Programa Envelhecimento, avaliou o Mês da Longevidade e Bem-estar de maneira positiva, exaltando a valorização dos idosos e ao resgate do respeito aos mesmos, além de declarar os objetivos da iniciativa, que são, basicamente, a promoção de saúde e qualidade de vida e a ressocialização de indivíduos da terceira idade.

“É uma série de eventos que compõem o mês da Longevidade e Bem-estar, mas uma oportunidade para valorizar o dia do Idoso. De certa forma um resgate ao respeito que a gente tem que ter por essas pessoas e a valorização da cultura e sabedoria de todas as pessoas que estão aqui com a gente. O objetivo do Programa é a promoção de saúde e qualidade de vida, através da prática sistemática de exercício físico e também de atividades culturais, como essa que estamos presenciando aqui. O programa também procura ressocializar estas pessoas”, afirmou.

Franco coordena o Programa e avaliou o Mês da Longevidade e Bem-estar como positivo.
Foto: Thiago Peruch/Assessoria EEFFTO

Felipe Andrade, e aluno do curso de Educação Física, ressaltou a relevância do evento e explicou ainda o propósito do mesmo, relembrando feedback dos idosos, que estavam sentindo a ausência de ações como a realizada na segunda-feira, dia 29 de outubro.

“O evento Sarau Cultural faz parte do Mês da Longevidade e preparamos esse evento para o dia hoje para finalizar mesmo o Mês da Longevidade. Hoje teremos o Grupo Pôr do Sol, que é do SESC, apresentações do Projeto Dança e Qualidade de Vida e do Grupo Sarandoso. E a intenção desse evento é trazer cultura para nossos alunos do Programa e também trazer oportunidade de apresentarem os trabalhos artísticos deles, como o artesanato. Já que em um feedback apresentando pelos idosos, eles afirmaram que estavam sentindo falta desse tipo de evento, com a oportunidade de apresentar, por exemplo, poesias e artesanato”, disse.

Felipe falou sobre o desejo dos idosos em atividades como o Sarau.
Foto: Thiago Peruch/Assessoria EEFFTO

Nancy Soares Ribeiro, coordenadora do Grupo Pôr do Sol, falou sobre a relação do grupo que coordena com o Programa Envelhecimento Ativo, destacando as atividades que visam a melhoria da qualidade de vida dos idosos.

“Lá no Sesc, temos várias atividades para os idosos, como coral, dança, seresta, sempre estamos em atividade. Tudo isso para termos uma melhor qualidade de vida. Quanto mais você aproveita, menos você envelhece. Todo lugar que vamos o pessoal gosta, porque as pessoas não se deixam envelhecer. E essa relação é muito boa, pois todos se conhecem e suprem a ausência do outro quando necessário. Porque não é obrigatório, você vai quando pode. Lá tem o espaço para se cuidar, fazer exames e tratamento”, contou.

Nancy relacionou o Grupo Pôr do Sol com o Programa Envelhecimento Ativo.
Foto: Thiago Peruch/Assessoria EEFFTO

José Roma e Olavo Froes, idosos que participam do Programa, engrandeceram o Envelhecimento Ativo e as atividades realizadas dentro dele, como Ginásticas Coletiva, Funcional, Postural, Natação, Hidroginástica e Sarandosos, e falando também sobre o que o programa agrega para os dois, tanto fisicamente, como psicologicamente e socialmente. Olavo chegou ao programa com 94 kg, sendo alcoólatra, e hoje pesa apenas 72 kg e parou de ingerir bebidas alcoólicas.

Olavo deixou o alcoolismo e perdeu mais de vinto quilos depois de entrar no Projeto.